Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Mapa de acumulados esperados para esta segunda-feira (9/12) mostra que os volumes poderão chegar a 100 milímetros | Paulo Pinto/Agência Brasil
A semana começou com instabilidades em todo o estado de São Paulo. Este início de semana promete registrar tempo instável e chuvoso nos próximos dias, principalmente nas regiões oeste e no litoral sul de São Paulo.
Continua depois da publicidade
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta “laranja” para a possibilidade de temporal, indicando perigo potencial em regiões do interior de São Paulo e em toda a cidade de São Paulo.
De acordo com informações do Climatempo, a frente fria, que causou chuvas expressivas no sul do Brasil, avança para o Sudeste, trazendo instabilidades para São Paulo, se afasta gradualmente do Estado, e a chuva perde força ao longo do dia.
Nos próximos dias, a chuva se concentrará sobre a região Sudeste do Brasil. Esta semana é marcada por instabilidades em boa parte dos estados brasileiros.
Continua depois da publicidade
Essa condição aumenta o risco de quedas de árvores, formação de alagamentos, deslizamentos de terra, desabamentos e transbordamentos de rios e córregos da região. Além da chuva, o sistema ainda provoca declínio das temperaturas, dando uma trégua ao forte calor registrado nos últimos dias.
A formação de um sistema de baixa pressão na altura do litoral paulista, combinada com a circulação de ventos, reforçará as instabilidades e espalhar chuva por todas as regiões do estado de São Paulo neste início de semana.
A segunda-feira (10/12) será abafada e instável, com o sol aparecendo entre muitas nuvens. Já a partir da manhã, a chuva generalizada pode acontecer nos municípios ao sul da Região Metropolitana de São Paulo, no litoral sul, Vale do Ribeira e na região de Presidente Prudente, no oeste do estado.
Continua depois da publicidade
Nos próximos dias, o sol continuará aparecendo entre nuvens, mas com quedas de temperatura ao longo do dia, proporcionando condições mais frescas. As instabilidades ganham mais intensidade e a chuva vem pesada em todo o Estado.
O mapa de acumulados esperados para esta segunda-feira (9/12) mostra que os volumes poderão chegar a 100 milímetros.
Para o alerta, a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h, com possibilidade de ventos intensos e velocidade de 40 a 60 km/h.
Continua depois da publicidade
Regiões como São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Bauru, Piracicaba, Itapetininga, Marília, Assis, Araraquara, Araçatuba até o litoral sul de São Paulo, devem ser as mais afetadas, segundo o Inmet.
Nesses locais há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A terça-feira (10/12) será chuvosa desde a madrugada, mas as precipitações aumentam a intensidade no decorrer do dia, principalmente entre as primeiras horas da manhã e o fim da tarde. No período da noite as chuvas diminuem de intensidade e ocorrem apenas chuviscos intermitentes.
Continua depois da publicidade
Já a quarta-feira (11/12) ainda deve apresentar tempo instável, mas com baixo volume de precipitação ao longo do dia. A manhã deve ter chuviscos, céu nublado, curtos períodos de sol e pancadas isoladas durante a tarde.
Segundo o CGE, a previsão indica que os próximos dias serão nublados e chuvosos. Confira as mínimas e máximas:
Mínima: 21°C
Máxima: 27°C
Continua depois da publicidade
Mínima: 19°C
Máxima: 24°C
Mínima: 17°C
Máxima: 22°C
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade