Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Previsão é que onda de calor afete as cidades de São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Bauru e Assis
Continua depois da publicidade
Onda de calor chega à cidades do interior de São Paulo | Foto de Andrea Piacquadio/Pexels
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de "Perigo Potencial" devido a uma onda de calor que deve afetar São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. No estado de São Paulo, as cidades de São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Bauru e Assis estão entre as áreas que devem experimentar temperaturas até 5ºC acima da média durante um período de dois a três dias.
Continua depois da publicidade
Na capital paulista, o clima será de sol com aumento de nebulosidade à tarde, sem previsão de chuva. As temperaturas variam entre 15ºC e 28ºC.
Este fenômeno de onda de calor é caracterizado por temperaturas acima da média de 5ºC por um mínimo de 2 a 3 dias consecutivos. Além de São Paulo, os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais também podem observar um aumento nas temperaturas nos próximos dias.
Enquanto isso, no Nordeste, há um alerta de "Perigo Potencial" devido ao acumulado de chuvas, e na região Sul, a previsão é de tempo claro e sem precipitação.
Continua depois da publicidade
Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, espera-se um clima quente e seco, com possibilidade de chuvas fracas e isoladas em algumas áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Após as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no último mês, o estado agora enfrenta um período de temperaturas mais altas e chuvas localizadas.
De acordo informações do MetSul, nesta terça-feira (11), o sol aparece entre nuvens e há possibilidade de chuvas isoladas e de baixos acumulados nas regiões da metade sul do estado gaúcho. Durante a tarde, as temperaturas se mantêm elevadas, especialmente nas áreas entre a fronteira oeste e noroeste.
Continua depois da publicidade
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que as chuvas retornarão ao Rio Grande do Sul a partir de sábado, devido à passagem de um sistema frontal que deve atingir o sul do estado. Durante o fim de semana, Santa Catarina também poderá ser afetada pelas chuvas.
No Paraná, o alerta de "Perigo Potencial" para onda de calor abrange as áreas do norte pioneiro, norte central, centro ocidental, oeste e noroeste do estado.
Essas condições climáticas variáveis destacam a importância de acompanhar as atualizações meteorológicas para se preparar adequadamente para as mudanças no tempo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade