A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Iniciativa transforma Igaratá em galeria de arte a céu aberto

Chamado de 'Galerias - Arte em Comunidade' o projeto vai revitalizar casas, muros, fachadas e outros espaços da cidade

22/04/2022 às 11:50  atualizado em 22/04/2022 às 12:37

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Artistas de diversas regiões do Brasil se reuniram na cidade para dar início aos trabalhos

Artistas de diversas regiões do Brasil se reuniram na cidade para dar início aos trabalhos | Divulgação/Prefeitura de Igaratá

Foi realizado nesta quinta-feira um evento para reunir artistas de diversas regiões do País que irão trabalhar no projeto "Galerias - Arte em Comunidade", na cidade de Igaratá, no interior de São Paulo. A iniciativa visa revitalizar casas, muros, fachadas e outros espaços públicos da cidade, transformando o município em uma galeria de arte a céu aberto.

Continua depois da publicidade

O evento aconteceu na manhã do feriado de Tiradentes no bairro Bonsucesso e recebeu, além de artistas, alguns voluntários que se prontificaram a tornar o distrito em um dos mais importantes atrativos histórico, turístico e cultural da região.

Um bate-papo sobre sensibilização reuniu os participantes da iniciativa e a comunidade local para se conhecer melhor e falar sobre seus sonhos e expectativas com o projeto.

Em seguida, os voluntários da iniciativa seguiram para o Sítio dos Bitico, no bairro Rio das Cobras, para um almoço e um café da tarde, onde mergulharam na cultura local, se aprofundando na sua natureza, culinária e peculiaridades.

Continua depois da publicidade

A iniciativa, idealizada pelos artistas plásticos Guataçara Monteiro e João Paulo Pessoa, vai colorir a comunidade do Bonsucesso nos próximos 10 dias, revitalizando casas, muros, fachadas, comércios, prédios públicos e a quase centenária Capela que homenageia a Padroeira da comunidade.

"Percorrendo o país, observei a necessidade de levar artes plásticas a pessoas que têm dificuldades de acesso a museus e galerias. É a nossa forma de contribuir para a difusão e educação artística do nosso povo", conta Guataçara.

"O objetivo não é somente fazer essas pinturas e ir embora. Através das imagens, os moradores poderão vender souvenires e ter geração de renda por muitos anos", complementa.

Continua depois da publicidade

Guataçara, que é do Pará, mas reside em Igaratá há 12 anos, conta que veio de uma comunidade pobre e que a arte o transformou: "Sinto a necessidade de fazer com que as pessoas despertem seu potencial e tenham as mesmas oportunidades que eu tive", concluiu.

O projeto "Galerias - Arte em Comunidade" segue até o dia 1° de maio, com inúmeras atrações sociais e culturais. Moradores e interessados também podem participar e acompanhar as ações por meio das redes sociais oficiais de Igaratá.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados