A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 02 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Infestação de escorpiões é denunciada em berçário de hospital em Itaquera

Pacientes alegaram que existe uma infestação do animal em leitos da maternidade e berçário em unidade de saúde na zona leste da Capital

Leonardo Sandre

28/08/2023 às 13:20  atualizado em 28/08/2023 às 13:41

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Denúncia foi direcionada ao Hospital Planalto, na zona leste de SP

Denúncia foi direcionada ao Hospital Planalto, na zona leste de SP | Reprodução

Pacientes do Hospital Municipal Professor Doutor Waldomiro de Paula, mais conhecido como Hospital Planalto, localizado em Itaquera, na zona leste de São Paulo, denunciaram uma infestação de escorpiões nos leitos da maternidade e berçário da unidade de saúde.

Continua depois da publicidade

A primeira denúncia ocorreu em 6 de agosto, quando mulheres teriam encontrado o aracnídeo. Na ocasião, de acordo com uma paciente que estava na ala da maternidade, após dar à luz, ela e mais duas mulheres foram realocadas para um quarto e após um certo tempo, notaram que havia um escorpião em uma das camas, ao lado de um bebê.

Segundo ela, os funcionários disseram que a situação era normal e mataram o escorpião usando um livro, mas, na sequência, outro animal da mesma espécie apareceu. A equipe de limpeza realizou apenas a troca dos lençóis e não vistoriaram o espaço. Ninguém foi picado.

O Sindsep (Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo) já havia obtido informações de que a Uvis (Unidade de Vigilância em Saúde) de Itaquera realizou visitas periódicas ao hospital e produziu um relatório que afirma a necessidade de manutenção e obras no local para conter a infestação.

Continua depois da publicidade

Sem ter acesso ao documento, o sindicato solicitou, por meio de ofício, o acesso ao relatório produzido, uma vez que todo servidor tem direito à informação. Até o presente momento, o material produzido não foi disponibilizado.

A diretora do Sindsep, Luana Bife, pede providências para o combate aos escorpiões e realizou visitas e plenárias com os trabalhadores e trabalhadoras, dos diversos turnos, para debater as condições de trabalho. 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados