A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 20 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Indicação de Bolsonaro ao STF, Mendonça será relator de investigação contra o presidente

O processo vai investigar a fala de Bolsonaro de que 'ripou todo mundo no Iphan'

17/12/2021 às 19:27  atualizado em 17/12/2021 às 19:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
André Mendonça

André Mendonça | Marcello Casal Jr/Agência Brasil

André Mendonça, recém-empossado ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) após indicação de Bolsonaro, foi sorteado para ser o relator de um pedido de investigação do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) contra o presidente por declarações sobre demissões no Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Continua depois da publicidade

O processo foi protocolado na quinta-feira (16), mesma data em que Mendonça tomou posse no tribunal. O texto conta com informações do Poder 360.

O pedido de investigação de Randolfe mira falas de Bolsonaro no evento Moderniza Brasil, promovido pela Fiesp na quarta-feira (15) no qual o presidente disse que “ripou todo mundo no Iphan” depois que o Instituto suspendeu obras da rede Havan, do empresário Luciano Hang.

Continua depois da publicidade

“Tomei conhecimento que uma obra de uma pessoa conhecida, o Luciano Hang, estava fazendo mais uma loja, e apareceu um pedaço de azulejo nas escavações. Chegou o Iphan e interditou a obra. Liguei para o ministro da pasta e [perguntei]: que trem é esse? Porque não sou inteligente como meus ministros. O que é Iphan com PH? Explicaram para mim, tomei conhecimento, ripei todo mundo do Iphan. Botei outro cara lá”, disse o presidente.

Randolfe lembrou que é de conhecimento “público e notório” o relacionamento entre Luciano Hang e Bolsonaro uma vez que o empresário foi um dos maiores apoiadores da sua candidatura.

Além do pedido de investigação, o senador defende também a denúncia contra Bolsonaro por prevaricação e advocacia administrativa.

Continua depois da publicidade

Quando foi sabatinado antes de sua aprovação à cadeira no Supremo, Mendonça endossou que se manteria imparcial diante de investigações como esta. 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados