Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Alerta vem devido à nova onda de calor e estiagem prevista para o fim de semana
Continua depois da publicidade
Defesa Civil afirmou que deve reativar a sala de acompanhamento dos trabalhos em tempo real, que havia montado no Palácio dos Bandeirantes | Reprodução/Defesa Civil
O estado de São Paulo volta a mobilizar agentes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil para enfrentar uma nova onda de calor e estiagem prevista para o fim de semana.
Continua depois da publicidade
O alerta vem após o clima frio e úmido ter ajudado bombeiros e brigadistas no controle às queimadas, que atingiram nível recorde no interior de São Paulo.
Um mapa feito pela Climatempo a pedido da Defesa Civil indicou que neste sábado (31/8) e domingo (1/9) serão os dias mais críticos desta segunda onda de alerta contra o fogo.
Na segunda-feira (2), o clima volta a ficar mais ameno, mas ainda há possíveis riscos de incêndio.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil afirmou que deve reativar a sala de acompanhamento dos trabalhos em tempo real, que havia montado no Palácio dos Bandeirantes.
O porta-voz do Corpo de Bombeiros, capitão Maycon Cristo, informou, ao jornal O Globo, que a partir desta semana a corporação terá reforços do efetivo que trabalham no administrativo.
“A partir desta quinta (28/8) a gente já tem um reforço de efetivo. O pessoal que trabalha no serviço administrativo vai entrar em escala para aumentar em cerca de 40% o número de bombeiros no serviço operacional.”
Continua depois da publicidade
Segundo o capitão, o trabalho do serviço de atendimento pelo telefone 193 também terá a equipe reforçada para emergências.
“Na semana que passou a gente teve um número de ligações perdidas que surpreendeu, então a gente também se preocupou em reforçar esse atendimento”, afirmou ao jornal.
Além dos bombeiros, a Polícia Rodoviária Estadual e representantes da ÚNICA, associação de produtores do setor sucroalcooleiro, também integram o grupo representante da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura de Logística (Semil). Eles contam com brigadistas próprios ligados às fazendas de cana-de-açúcar.
Continua depois da publicidade
Aviões da FAB ficarão à disposição para auxiliar no combate aos focos de incêndio e do Prevfogo, programa que contribuiu com os trabalhos da semana passada, segundo informações do Governo Federal.
As polícias Civil e Militar trabalham para evitar e prevenir princípios de incêndios criminosos. Até o momento seis pessoas foram presas e indiciadas.
A polícia ainda não confirmou sobre suspeitas e coincidência do fogo da última semana ter siso alguma ação coordenada de crime ambiental.
Continua depois da publicidade
Todos os suspeitos foram presos em flagrante ou por imagens de câmeras de segurança. Um dos incêndios quase atingiu um condomínio residencial.
A Polícia Rodoviária Estadual reforça o patrulhamento nas regiões que estão mais críticas para impedir ocorrências deste tipo. A Polícia Militar Ambiental informa já ter aplicado multas que somam R$ 15 mil.
A população pode colaborar com as autoridades ao adotar medidas de prevenção:
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil ainda atuará preventivamente com ações de conscientização em Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade