A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 10 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Inauguração do Metrô em SP agitou de Adoniran a senhoras católicas

Neste mês se celebra os 48 anos da 1ª linha do metrô na Capital, que foi benzida por Dom Paulo Evaristo Arns e ganhou samba de Adoniran

Bruno Hoffmann

06/09/2022 às 12:17  atualizado em 06/09/2022 às 12:22

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Primeiras viagens do Metrô de São Paulo, em 1974

Primeiras viagens do Metrô de São Paulo, em 1974 | Folhapress/Folhapress

A primeira linha do metrô do mundo começou a operar em Londres, na Inglaterra, em 1863. Já os brasileiros só puderam usufruir do meio de transporte a partir de 14 de setembro de 1974, quando São Paulo inaugurou a linha que unia os bairros de Jabaquara e Vila Mariana, ambos na zona sul da cidade.

Continua depois da publicidade

A novidade provocou uma pequena comoção em São Paulo. Dezenas de políticos se acotovelaram para tirar vantagem do acontecimento, com distribuição de santinhos aos milhares de populares. O cardeal dom Paulo Evaristo Arns benzeu o primeiro trem. Nem todos saíram felizes, porém. Uma diretora da Liga das Senhoras Católicas se revoltou por não haver tempo para a exibição de coro de quatro vozes em uma das estações do trajeto.

Até Adoniran Barbosa fez referência à novidade em Triste Margarida: Eu disse a ela que eu trabalhava de engenheiro / Que o metrô de São Paulo estava em minhas mãos / E que se desse tudo certo / Ela seria a primeira passageira na inauguração... Além da musa de Adoniran, foram transportados 10 mil passageiros no primeiro dia de operação. Hoje, as seis linhas do metrô paulistano transportam 5,3 milhões de passageiros por dia.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados