Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
A cidade promoveu ações de cuidados psicoemocionais, anunciou um novo centro de atendimento a alunos com deficiência e promove a imunização contra Covid
02/02/2022 às 18:49
Continua depois da publicidade
Igaratá expande investimentos em saúde com foco em estudantes deficientes e vacinação da dose de reforço da Covid | /DIVULGAÇÃO/PMI
A cidade de Igaratá, no interior de São Paulo, está expandindo neste ano os cuidados com saúde mental, atendimento de pessoas com deficiência e na continuidade das campanhas de combate à Covid-19 no município.
Continua depois da publicidade
A Secretaria da Saúde da cidade realizou nesta terça-feira (1) na Unidade Mista de Saúde "Antônia Ramos Prianti", uma intervenção com o propósito de conscientizar os pacientes acerca dos cuidados com a saúde mental.
O projeto "Sala de Espera" visa informar, esclarecer dúvidas e propor atividades informais de aprendizado sobre o tema e é desenvolvido pela assistente social Lucinda Fabiana, com a colaboração da médica Leila Canela, da psicóloga da unidade Dayane Machado e da psicóloga convidada Caroline Artuzo.
Continua depois da publicidade
Além dos pacientes e funcionários que participaram a intervenção, também estiveram presentes o Secretário da Ação Social e Cidadania Ary Fernandes Prianti e sua colaboradora Aline.
Novo espaço vai atender estudantes com deficiência
A cidade também deve inaugurar em breve um novo espaço para atendimento dos alunos com deficiência.
Continua depois da publicidade
O local, situado ao lado do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), vai contar com salas multiuso e outros equipamentos adaptados para este público, que é atendido pela administração após o fechamento da APAE.
De acordo com o Secretário da Assistência Social, Ary Prianti, o município possui cerca de 30 estudantes com deficiência: "Estamos empenhados na construção de um espaço inovador e mais adequado para o acolhimento e o desenvolvimento de iniciativas que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem", disse.
As obras de ampliação e adequações no local aguardam os trâmites legais e deverão ser iniciadas brevemente.
Continua depois da publicidade
Vacinação com dose de reforço a imunossuprimidos
A quarta dose da vacina contra a Covid-19 já está disponível em Igaratá para pessoas com idades acima de 18 anos e imunossupressão e que completaram quatro meses de intervalo da 3ª dose.
A Central de Vacinas contra a doença funciona nos dias úteis, das 09h00 às 15h00, na Praça da Igreja Matriz. É importante levar o cartão de vacinação, documento com foto e comprovante de residência. Também estão recebendo vacinas crianças com mais de 5 anos de idade e sem comorbidades.
Continua depois da publicidade
Confira os critérios de imunossupressão:
1-Imunodeficiência primária grave;
2-Quimioterapia para câncer;
3- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
4- Pessoas vivendo com HIV/Aids;
5- Uso de corticóides em doses maiores que 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;
6- Uso de drogas modificadoras da resposta imune: Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6-mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK(Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe);
7 – Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
8- Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise);
9- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade