Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Composto por dois módulos, "Saberes da Coleta Seletiva" e "Agentes da Agenda 2030", o programa visa levar ao município uma agenda ambiental positiva
Continua depois da publicidade
Atendidos pelo CCI Maria Rosa participaram da capacitação "Agentes da Agenda 2030 | Divulgação
A Prefeitura de Taboão da Serra deu continuidade ao programa Saberes Ambientais, que visa capacitar servidores e moradores. Composto por dois módulos, “Saberes da Coleta Seletiva” e “Agentes da Agenda 2030”, o programa tem como objetivo trabalhar no município uma agenda ambiental positiva e em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) - Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Continua depois da publicidade
Uma das capacitações do programa foi realizada em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS) com atendimentos pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI) Maria Rosa, no mês de setembro. À ocasião, a melhor idade participou do módulo “Agentes da Agenda 2030”, que apresenta os 17 objetivos propostos pela ONU e orientar como cada pessoa pode colaborar com o município para atingir essas metas até 2030 por meio do Jogo dos ODS.
“Os ODS foram criados para erradicar a pobreza, vencer a desigualdade econômica e promover vida digna a todos, sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações. Taboão da Serra assumiu o compromisso de trabalhar as ODS no município, buscando a participação dos setores da sociedade, incluindo munícipes, empresários, empreendimentos e servidores”, explica o secretário de Desenvolvimento Urbano, Nílcio Regueira Dias.
As formações de caráter permanente se iniciaram durante a campanha Junho Verde.
Continua depois da publicidade
“Desde o mês do Meio Ambiente estamos promovendo oficinas, as quais apresentamos algumas das 165 metas que compõem os 17 objetivos propostos pelA ONU. Buscamos junto a população o engajamento para começarmos hoje mudanças simples, mas que farão uma enorme diferença positiva lá na frente. Atingir as metas para um desenvolvimento sustentável é algo diário e depende de todos”, comentou a coordenadora do Departamento de Meio Ambiente, Deyse Fabiana Brumatti.
Além dos idosos do CCI Maria Rosa, a capacitação “Agentes da Agenda 2030” já foi apresentada para outros moradores em oficinas promovidas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
“Esta parceria incrível da Secretaria de Assistência Social com o Meio Ambiente proporciona momentos alegres de aprendizado, promove acolhimento e fortalece os vínculos com nossos serviços, bem como sentimentos de pertencimento. Obrigada ao secretário Wagner Eckstein por abrir possibilidades de parcerias e a todos que colaboraram para que as capacitações acontecessem”, declarou a gestora do Trabalho da SAS, Cristina Ciampone.
Continua depois da publicidade
Wagner Eckstein, secretário de Assistência Social e Cidadania, afirmou que “o desenvolvimento das cidades gera impactos na vida das pessoas e muitas vezes isso nem é percebido por todos. Por isso, o Governo Aprígio continuará promovendo ações e colaborando com atividades que promovem o bem-estar e justiça social para todos”.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade