Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Indicador é calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Continua depois da publicidade
Capital alcançou 6,5 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º) | Sérgio Andrade/Governo do Estado
Os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023 foram divulgados nessa quarta-feira (14/8). São Paulo ficou abaixo da meta estabelecida para o estado tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio no primeiro ciclo do Ideb (2007-2021).
Continua depois da publicidade
A Capital alcançou 6,5 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), resultado que ficou 0,2 pontos abaixo da meta estabelecida para o estado.
Nos anos finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental, o alcance foi de 5,4 pontos e o Ensino Médio registrou 4,5 pontos, ficando abaixo da meta projetada para o estado em todas as etapas de ensino.
A superintendente do Itaú Social, Patricia Mota Guedes, falou sobre as lacunas da aprendizagem e trajetória escolar. “O país alcançou a meta de 6,0 nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No entanto, revelam lacunas preocupantes nos Anos Finais e no Ensino Médio.”,afirma.
Continua depois da publicidade
Patricia explica ainda que o País faz muito pouco para a preparação dos alunos.
"Os anos finais têm especificidades pois são ofertados em uma bola dividida entre estados e municípios. Além disso, precisamos olhar a transição dos estudantes, já que o país faz muito pouco para prepará-los e acolhê-los quando passam do sexto ano do ensino fundamental para o novo ensino médio."
Entre as escolas para o ensino médio, apenas duas, entre as 20 melhores escolas do Brasil, estão em São Paulo.
Continua depois da publicidade
O Ideb de 2023 da rede estadual foi de 4,1, estando a frente do 3,9 de 2019. Esse resultado foi alcançado com uma redução no indicador de aprendizagem (4,54 para 4,45) e aumento no indicador de fluxo (0,85 para 0,92).
Apesar de alguns estados terem se destacado nas três etapas avaliadas, o Brasil só superou a meta nos anos iniciais do ensino fundamental.
Para o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, o resultado do Ideb reforça a importância do Ministério da Educação (MEC) seguir atuando junto aos estados e aos municípios para a superação das desigualdades educacionais.
Continua depois da publicidade
“Estamos cientes do tamanho do nosso desafio para garantir uma educação pública de qualidade para todos. Por isso, estamos investindo em programas transformadores como o Pé-de-Meia e o Escola em Tempo Integral”, defendeu.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Indicador foi criado em 2007, com metas a serem atingidas por cada estado brasileiro, e reúne o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), indicador de qualidade da Educação do Brasil.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade