Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
O golpista tinha em mãos uma procuração
Continua depois da publicidade
Homem foi preso em uma agência da Caixa Econômica Federal, em São Paulo | Tania Rego/Agência Brasil
Após tentar sacar R$ 700 mil com procuração de um idoso de 90 anos que morreu em novembro de 2023, um homem foi preso em uma agência da Caixa Econômica Federal, em São Paulo, nesta segunda-feira (1º).
Continua depois da publicidade
Agentes da Polícia Federal (PF) foram acionados depois que funcionários do banco suspeitaram de fraude após o homem solicitar pagamento de precatório judicial feito por meio da procuração.
Os policiais verificaram que o idoso da procuração já havia falecido há oito meses. Uma equipe da PF foi até o banco abordou o suspeito.
Em nota, a Polícia Federal informou que homem foi preso em flagrante. "A Polícia Federal, em ação conjunta com a Caixa Econômica Federal, impediu que um pagamento de precatório judicial feito por meio de procuração, proveniente de um senhor de 90 anos, fosse realizado. A perda seria de cerca de 700 mil reais. Foi implementada uma unidade conjunta de inteligência para troca de informações e apoio à repressão de crimes contra o banco", afirma a PF.
Continua depois da publicidade
A relação do homem com o idoso não foi divulgada.
A procuração é o documento expedido de um mandato solicitado quando existe a necessidade de uma transferência de poderes.
Dessa forma, é possível uma representação de maneira legal, ou seja, uma pessoa pode representar a outra perante a lei. A procuração pode ser datada ou não, porém, se extingui assim que a morte do mandante é confirmada, afinal, não é possível representar alguém que já não está mais vivo.
Continua depois da publicidade
*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade