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Cotidiano
Produtor cultural estava voltando de um bar com a mãe quando o motorista passou a ir para uma direção diferente; entenda
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Alexandre e a mãe, à esquerda, ao lado de amigos na noite em que sofreram a tentativa de sequestro | Arquivo pessoal
Um homem de 30 anos, que estava ao lado da mãe, disse que um motorista chamado pela Uber tentou levar os dois para outro ponto da cidade após embarcar em um bar da Bela Vista, centro de São Paulo. O caso aconteceu na madrugada entre sábado (13/7) e domingo (14/7) passados.
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De acordo com a Uber, porém, "tudo indica que o usuário não entrou na viagem correta" (leia mais abaixo). A empresa afirmou que está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.
O produtor cultural e editor de livros Alexandre Nuns estava com a mãe, que mora em outra cidade, em um bar da Bela Vista, quando resolveu voltar para a casa, na zona sul da cidade. Só que o motorista pegou a avenida Paulista na direção contrária, e passou por baixo da Praça do Ciclista, em direção ao bairro do Sumaré.
Alexandre afirmou à Gazeta que realmente entrou em um carro chamado pelo aplicativo, que tinha a mesma placa do que o indicado no momento da solicitação, e que o motorista sabia seu nome.
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“Na mesma hora, avisei: 'Moço, você está indo para o caminho errado, eu moro para o outro sentido. Olhei para o celular dele, e no Waze estava guiando para um caminho totalmente diferente do meu. Olhei para o meu celular, e a corrida tinha sido cancelada", contou.
O produtor afirmou que o motorista ficou nervoso, e disse que talvez o passageiro tivesse entrado no carro errado e que pararia em um posto de combustível. Porém, passou por vários postos sem encerrar a corrida, indo cada vez para mais longe.
“Ele me ignorou, tremendo, olhando vidrado para mim pelo espelho retrovisor”, lembrou Alexandre.
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Foi quando reparou pelo celular que o motorista não era o mesmo da foto que estava no aplicativo da Uber. O condutor, porém, já havia dito que tinha o mesmo nome que constava na plataforma.
Já em desespero, mas ainda tentando disfarçar, Alexandre exigiu que o motorista parasse assim que viu uma drogaria aberta 24 horas, sob a justificativa que precisava de algum medicamento. A mãe também passou a obrigar o homem a parar o veículo, batendo com a mão nas costas do banco.
"Para nossa sorte, assim foi feito. Ele parou muito a contragosto, reclamando. Descemos, entramos na farmácia e respiramos. Ele foi embora”, lembrou o rapaz.
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Depois, ao chamar outro carro por aplicativo, o motorista contou para a mãe e o filho que há outros casos semelhantes acontecendo em São Paulo.
"Ele disse que demos muita sorte porque, infelizmente, ele já escutou relatos recentes parecidos, com pessoas sequestradas, roubadas”, revelou.
Mãe e filho demoraram meia hora para chegar em casa a partir da drogaria, em uma viagem que deveria demorar menos de 10 minutos casso fosse diretamente do bar para a casa.
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"No dia seguinte acordei me sentido muito mal, um idiota de não tirado foto, ou chamado a polícia. Mas, na hora, não pensei. Só queria que o carro parasse, preocupado comigo e com a minha mãe”, completou.
Alexandre fez um boletim de ocorrência sobre o caso, e relatou a situação à Uber. Um funcionário da empresa telefonou para ele e informou que está averiguando o que aconteceu.
Segundo a Uber, é provável que o passageiro, por algum motivo, não entrou no carro chamado pelo aplicativo.
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"De acordo com os dados fornecidos, ao que tudo indica, o usuário não entrou na viagem correta. O motorista parceiro solicitado na plataforma da Uber cancelou a viagem, uma vez que não encontrou o usuário no local informado. De qualquer forma, a empresa permanece à disposição das autoridades para colaborar com as investigações, na forma da lei", informou a companhia, após contato da Gazeta.
A empresa disse também que conta com ferramentas de segurança, como com a ferramenta U-Código, que consiste em uma senha de quatro dígitos criada pelo aplicativo para cada viagem.
"Essa senha deve ser fornecida verbalmente pelo usuário ao motorista parceiro ao entrar no veículo para que ele consiga iniciar a percurso, confirmando que os dois estão na viagem correta. A Uber também conta com o Preferências de Segurança, que permite ativar automaticamente o U-Código em todas as viagens, próximo de bares e restaurantes ou apenas no período noturno, como foi o caso relatado", completou a companhia.
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