Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Município é o mais certificado da América do Sul e pode ser o único do Estado a ter a Bandeira Azul hasteada em três lugares no próximo ano: Praia do Tombo, Marinas Nacionais e Iate Clube
Continua depois da publicidade
Bandeira azul na praia do Tombo, em Guarujá, premiada por 13 anos seguidos | Divulgação/Prefeitura de Guarujá
Por 13 anos consecutivos, a Praia do Tombo, em Guarujá, é premiada com o selo internacional de qualidade ambiental Bandeira Azul. O Município tem a praia mais certificada da América do Sul e a 13ª conquista foi anunciada à Prefeitura de Guarujá nesta semana. A certificação é concedida pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma Organização Não Governamental (ONG) internacional, com origem na Dinamarca, responsável pelo programa Bandeira Azul em todo o Planeta. Confira também os critérios para uma praia ter o certificado de praia Bandeira Azul.
Continua depois da publicidade
O Instituto Ambientes em Rede, único representante da FEE no Brasil e com sede em Florianópolis, emitiu o ofício à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) de Guarujá, responsável pela gestão da Bandeira Azul na Praia do Tombo durante os 13 anos de premiação.
A redação do ofício salienta: “este documento confere a esta praia o direito de hastear a Bandeira Azul como reconhecimento pelos esforços e atividades que vêm sendo realizados pela sua equipe gestora em prol da recuperação e conservação dos ambientes naturais”.
HISTÓRICO
Continua depois da publicidade
A primeira vez que Guarujá recebeu a Bandeira Azul foi em dezembro de 2010, na Praia do Tombo, título que mantém até hoje. O selo de qualidade ambiental foi concedido a Marinas Nacionais, pela primeira vez, em novembro de 2013.
O selo internacional poderá ser mantido ainda na Marinas Nacionais, que já foi premiada por nove edições, e concedido pela primeira vez ao Iate Clube, que fica em Guarujá. A Cidade cumpriu todos os critérios estabelecidos para a gestão de praias, marinas e embarcações de turismo.
Guarujá figura com três espaços no grupo seleto de 40 locais, sendo 29 praias e 11 marinas, no País. Com a conquista, poderá ser o único município paulista com três bandeiras azuis hasteadas simultaneamente.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade