A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 04 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

De patins, GCM surpreende criminosos na avenida mais famosa de SP

Agentes priorizam os crimes de oportunidade, quando ladrões agem ao perceber vulnerabilidades, como celulares desprotegidos ou bolsas abertas

Yasmin Gomes

04/04/2025 às 08:30  atualizado em 04/04/2025 às 08:36

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Este tipo de patrulhamento faz parte do 'Programa Paulista Mais Segura'

Este tipo de patrulhamento faz parte do 'Programa Paulista Mais Segura' | Reprodução/Globo

Três agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo têm chamado a atenção na avenida Paulista por patrulharem o local sobre patins.

Continua depois da publicidade

Este tipo de patrulhamento faz parte do "Programa Paulista Mais Segura", lançado pela prefeitura no dia 21 de março para reforçar a segurança com apoio de câmeras e drones.

A tecnologia Smart Sampa também faz parte do programa. A tecnologia, implantada em julho do ano passado, já auxiliou na prisão de mais de 900 foragidos da Justiça.

Segundo a Secretaria de Segurança Urbana, mais agentes vão ser treinados para realizar o patrulhamento de patins e que um curso de aperfeiçoamento será realizado ainda no primeiro semestre deste ano.

Continua depois da publicidade

Combate ao crime

A equipe circula por quase três quilômetros da Paulista, atuando em áreas de pedestres, ciclovias e no asfalto. Os agentes realizam plantões de 12h sendo 6h sobre patins.

Segundo os agentes, o saldo dos primeiros dias nessa nova etapa foi positivo. A expectativa da Guarda Civil é de  que a taxa de criminalidade diminua, pois tem intensificado o policiamento na avenida Paulista.   

O foco dos agentes são os chamados crimes de oportunidade, que ocorrem quando criminosos se aproveitam de uma situação favorável, como a distração das vítimas ou a falta de vigilância, para cometer furtos, como o de bolsas ou celulares. 

Continua depois da publicidade

Os guardas afirmam que, com os patins, a mobilidade entre as multidões é muito mais ágil, especialmente em áreas onde o tráfego de veículos é limitado.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados