A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 26 Março 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Greve da CPTM pode paralisar linhas; protestos recentes geram expectativa

Funcionários decidem em assembleia nesta noite sobre greve nas linhas da companhia na quarta-feira (26/3).

Lucas Souza

25/03/2025 às 17:10  atualizado em 25/03/2025 às 22:20

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, que operam no Serviço 710, têm previsão de funcionar normalmente

Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, que operam no Serviço 710, têm previsão de funcionar normalmente | Divulgação/Governo de SP

Anualmente, quando os funcionários do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ficam insatisfeitos, costumam reivindicar seus direitos. No ano passado, apesar de várias tentativas, não houve uma paralisação efetiva.

Continua depois da publicidade

Funcionários da CPTM decidirão em assembleia se haverá greve nas linhas da companhia, na quarta (26/3).

/Foto: Roberto Costa/Folhapress
Funcionários da CPTM decidirão em assembleia se haverá greve nas linhas da companhia, na quarta (26/3). /Foto: Roberto Costa/Folhapress
Greve foi inicialmente decretada, na última quinta-feira (20/3), contra privatizações das linhas de trens.

/Foto: Roberto Costa/Folhapress
Greve foi inicialmente decretada, na última quinta-feira (20/3), contra privatizações das linhas de trens. /Foto: Roberto Costa/Folhapress
Leilão do Lote Alto do Tietê, motivo da greve, contempla linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

/Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Leilão do Lote Alto do Tietê, motivo da greve, contempla linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. /Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, que operam no Serviço 710, têm previsão de funcionar normalmente.

/Foto: Wagner Vilas/Agência Enquadrar Folhapress
Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, que operam no Serviço 710, têm previsão de funcionar normalmente. /Foto: Wagner Vilas/Agência Enquadrar Folhapress

Nesta terça-feira (25/3), no entanto, os funcionários da CPTM decidirão em assembleia se haverá greve nas linhas da companhia, na quarta (26/3). Eles haviam decretado greve por tempo indeterminado, na última quinta-feira (20/3), contra privatizações das linhas de trens, mas a adiaram.

Com base no histórico recente, a greve provavelmente será interrompida antes mesmo de começar, como em maio de 2024, quando trabalhadores reivindicavam o aumento salarial e a abertura de novos cursos.

Na época, o Sindicato dos Metroviários e Metroviárias decidiu interromper a paralisação após avanços nas negociações entre os trabalhadores e a administração do Metrô.

Continua depois da publicidade

Em junho de 2024, os funcionários do Metrô se mobilizaram para uma greve, mas, após reunião virtual entre os representantes dos trabalhadores e a administração, a paralisação também foi interrompida.

Greve CPTM

O anúncio da greve foi feito, na última quinta-feira (20/3), após a criação do leilão do Lote Alto do Tietê, que contempla a concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

Apesar do anúncio da paralisação, as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, que operam no Serviço 710, têm previsão de funcionar normalmente, conforme afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo, Eluiz Alves de Matos.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados