Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Gravidez psicológica é frequente em mulheres que tiveram algum tipo de experiência traumática | Shutterstock
A pseudociese é uma síndrome rara que ocorre quando a mulher acredita que está grávida. Conhecida também como ‘gravidez fantasma’, a mulher pode chegar a apresentar sintomas de gravidez, mas os exames de sangue e ultrassom mostram que ela não está.
Continua depois da publicidade
Esse distúrbio psicológico está relacionado ao forte desejo de se tornar mãe. Esse drama foi retratado no livro 'Fique Comigo' escrito pela autora angolana Ayòbámi Adébáyò e finalista do Baileys Women's Prize for Fiction, importante prêmio que reconhece escritoras no Reino Unido.
A gravidez psicológica é frequente em mulheres que tiveram algum tipo de experiência traumática, como as que lutam contra a infertilidade e sofrem cobrança dos parceiros e familiares.
A perda de um filho, abortos espontâneos frequentes e abuso sexual também são fatores que contribuem para o desenvolvimento da pseudociese. Essa condição é mais comum após os 40 anos e durante a menopausa.
Continua depois da publicidade
Os sintomas da pseudociese são semelhantes aos de uma gravidez real e algumas chegam a sentir a barriga se mexendo, como se o bebê estivesse lá. Outros sintomas são:
As mulheres que estiverem passando por essa situação, precisam recorrer a ajuda profissional. Confira também quais são os principais cuidados na hora de planejar ou não uma gravidez.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade