Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Expectativa é de 616 mil passageiros por dia; futura linha 25-Topázio terá 6 estações no Grande ABC
Continua depois da publicidade
Novas linhas da CPTM estão projetadas para os próximos anos | Divulgação/Governo de SP
Os moradores do Grande ABC poderão ter uma nova alternativa para o transporte público por trilhos. Após o avanço das linhas 20-Rosa e 14-Ônix, São Bernardo e Diadema poderão ter estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Continua depois da publicidade
O governo do Estado detalhou um estudo que mostra as 21 estações da futura linha 25-Topázio. Seis delas serão nos municípios da região.
Serão três estações só em São Bernardo.São elas Independência, Álvaro Guimarães e a terceira que tem o mesmo nome da cidade. Já em Diadema serão as estações Apae Diadema, Vila Conceição e Casa Grande.
A expectativa da demanda para as seis estações é de 167 mil passageiros diários, número que representa 27% da movimentação dos trilhos, que alcançará 616 mil pessoas por dia.
Continua depois da publicidade
O Pitu (Plano Integrado de Transportes Urbanos) disponibilizou os documentos de elaboração da pasta este ano, intitulado “Contratação de Consultoria Técnica Especializada para a Elaboração do Plano Integrado de Transporte Urbano da Rmsp Pitu 2040”.
A informação seria de que essa nova linha irá substituir o Arco Sul, por possuir um traçado similar, passando por Embu das Artes e Capital, além de São Bernardo e Diadema.
A futura linha 25-Topázio tem previsão de conclusão para depois de 2040, com um custo estimado de R$ 34 bilhões. Os intervalos entre os trens será de apenas três minutos em horário de pico, com uma demanda de 2.100 passageiros/km e uma extensão de 34 quilômetros.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade