Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
No grande ABC o mercado de trabalho com carteira assinada registrou saldo positivo, o maior resultado em 9 meses
30/09/2021 às 11:20
Continua depois da publicidade
Dados são de pesquisa da Fundação Sedae sobre a região metropolitana | /Marcos Santos/USP Imagens
O mercado de trabalho com carteira assinada do ABC acelerou e registrou saldo positivo de 8.486 vagas em agosto, como resultado de 32.394 admissões e de 23.908 desligamentos. Em julho foram criados 2.169 postos formais. Trata-se do quinto resultado positivo seguido e do melhor saldo mensal desde novembro do ano passado, quando foram gerados 9.907 empregos.
Continua depois da publicidade
Os dados integram o novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados ontem (29) pelo Ministério do Trabalho e Previdência, e compilados pelo Diário Regional.
Em agosto do ano passado, com o mercado de trabalho se recuperando dos efeitos da primeira onda da pandemia de covid-19 no Brasil, houve abertura de 2.635 vagas com carteira assinada na região.
Continua depois da publicidade
No acumulado de 2021, o saldo do Caged é positivo em 29.701 vagas. No mesmo período do ano passado, sob efeito da pandemia, houve destruição de 32.154 postos formais. Em 12 meses, o saldo acumulado é positivo em 49.420 carteiras assinadas.
Com os empregos criados em agosto, o estoque de vagas formais nos sete municípios cresceu 1,2% em comparação a julho, para 745.174.
O Caged, porém, monitora apenas o mercado de trabalho formal, enquanto a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (Pnad) Contínua abrange todas as formas de ocupação e também acompanha a evolução do desemprego. Estudo da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), com base em dados da Pnad Contínua, revela que a taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo encerrou o segundo trimestre deste ano em 15,7%.
Continua depois da publicidade
SERVIÇOS
A alta do emprego celetista em agosto no ABC refletiu a criação de vagas em todas as atividades econômicas, com destaque para os serviços, que geraram 3.929 postos de trabalho formais, seguido pelo comércio, que abriu 2.242.
A indústria de transformação abriu 912 vagas em agosto, enquanto a construção teve saldo líquido de 1.404 contratações.
Continua depois da publicidade
No corte geográfico, os sete municípios do ABC geraram vagas em agosto. Em termos absolutos, São Bernardo registrou o melhor resultado, com a criação de 2.738 empregos, alta de 1,1% no estoque. Em termos relativos, o melhor desempenho foi o de Rio Grande da Serra, que teve aumento de 2,61% na ocupação, com a geração de 69 postos de trabalho celetistas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade