A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Governo Tarcísio mantém número de câmeras corporais em uniformes da PM

Gestão Tarcísio confirmou, por meio de nota enviada pela SSP, que não adquiriu novas câmeras, mas que tem a intenção de ampliar o programa

Leonardo Sandre

21/06/2023 às 13:45  atualizado em 21/06/2023 às 15:09

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A gestão Tarcísio confirmou, por meio de nota enviada pela SSP, que não adquiriu novas câmeras, mas que tem a intenção de ampliar o programa

A gestão Tarcísio confirmou, por meio de nota enviada pela SSP, que não adquiriu novas câmeras, mas que tem a intenção de ampliar o programa | Divulgação/PM-SP

O governo de São Paulo, sob gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos), mantém desde o início do ano a mesma quantidade de câmeras corporais em uniformes de policiais militares. Implementado em agosto de 2020, o "Programa Olho Vivo" vinha registrando aumento gradual nos equipamentos entregues à Polícia Militar até o fim do ano passado.

Continua depois da publicidade

Dados obtidos com exclusividade pelo g1, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), indicam que, em 2 de fevereiro de 2023, havia 10.125 equipamentos com os policiais. O número segue igual em resposta enviada no dia 6 de junho pela PM, vinculada à Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP) do secretário Guilherme Derrite. São Paulo tem cerca de 100 mil policiais.

A gestão Tarcísio confirmou, por meio de nota enviada pela SSP, que não adquiriu novas câmeras, mas que tem a intenção de ampliar o programa.

"A ampliação das funcionalidades das câmeras corporais e a implementação dos equipamentos em todos os batalhões de policiamento do estado são compromissos da atual gestão. Atualmente, cerca de 48% dos batalhões já contam com o dispositivo, totalizando 10.125 câmeras corporais em uso pelas forças policiais em todos os turnos de serviço".

Continua depois da publicidade

"Estudos estão em andamento para a expansão do programa para outras regiões do Estado, incluindo a análise da infraestrutura de rede móvel, bem como a avaliação de novas funcionalidades, como a identificação de placas de veículos roubados ou furtados, entre outras. Do total de câmeras em utilização, sete mil foram adquiridas no ano passado, e as restantes foram adquiridas em 2021."

Segundo a Polícia Militar, 64 batalhões ganharam câmeras em cinco datas diferentes de ampliação do programa: em junho e novembro de 2021, além de janeiro, abril e julho de 2022. A última expansão ocorreu no dia 26 de julho do ano passado.

Números

Continua depois da publicidade

Eram 30 câmeras corporais registradas em 22 de julho de 2020, o número subiu pouco depois, para 585 em 1º de agosto do mesmo ano.

Em 20 de maio de 2021 o número cresceu para três mil; no dia 17 de março de 2022 outro crescimento, para 5.600, e 10 mil câmeras corporais registradas em 5 de dezembro de 2022.

Em 2023, no dia 2 de fevereiro o número subiu pouco, para 10.125. Quantidade se manteve em 6 de junho de 2023.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados