Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Expansão será na Linha 4-Amarela | Divulgação/ViaQuatro
O Governo de São Paulo, rumo à expansão da Linha 4-Amarela do metrô, teve concedida a Licença Ambiental Prévia nesta semana.
Continua depois da publicidade
O documento permite que o projeto de extensão até Taboão da Serra avance para a próxima etapa. Agora, o Estado vai solicitar a Licença Ambiental de Instalação (LAI).
Esse outro documento é necessário para o início efetivo das obras, que estão programadas para começar até o final deste ano e início de 2025.
Com um investimento estimado em R$ 3,4 bilhões, a expansão da linha adicionará 3,3 km de trilhos e duas novas estações: Chácara do Jockey e Taboão da Serra.
Continua depois da publicidade
Com a estação Taboão da Serra, será a primeira vez que a rede metroviária ultrapassará os limites do município de São Paulo. Saiba como estão as obras.
Responsável pela operação da linha, a concessionária ViaQuatro também falou sobre como estão as obras da estação Chácara do Jockey.
Além delas o plano inclui a construção de três poços de ventilação e saída de emergência (VSE), uma subestação de energia e um terminal rodoviário.
Continua depois da publicidade
Segundo o governo, a previsão é que as novas estações comecem a operar em 2028, atendendo a cerca de 100 mil passageiros diariamente.
Quando finalizada, a Linha 4-Amarela terá 16,1 km de extensão e 13 estações no trajeto entre a Estação da Luz e Taboão da Serra. Ao todo, o trajeto deverá ser percorrido em aproximadamente 55 minutos.
A ViaQuatro será encarregada pela execução das obras. A expectativa é que o projeto gere cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos.
Continua depois da publicidade
O governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), assinou, em junho, o termo que autorizou a concessionária a elaborar os estudos de viabilidade e os projetos-executivos da expansão.
lém disso, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) estabeleceu um convênio com a Prefeitura de Taboão da Serra para garantir a colaboração entre os órgãos na execução do plano.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade