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Cotidiano
Trecho norte é o último que falta para conclusão do anel viário; previsão de entrega é em 2023
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O trecho norte do Rodoanel terá 44 quilômetros de extensão, passando pela Capital, Arujá e Guarulhos | /Deividi Correa/Folhapress
O governo de São Paulo vai realizar nesta sexta-feira (28) uma audiência pública para apresentar e debater o modelo proposto para a concessão do trecho norte do Rodoanel Mario Covas. Prometido para ser entregue em 2016, a obra deve ser concluída apenas em 2023. Este é o último trecho para a conclusão do anel viário com 176,5 km que conecta as vias mais importantes do Estado. Iniciado em 1998, o projeto viário é considerado o maior da América do Sul e tem o objetivo de desafogar o trânsito das Marginais Tietê e Pinheiros, na Capital. O primeiro trecho do rodoanel, o Oeste, foi entregue em 2002.
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As obras do trecho Norte, começaram em 2013, já com atraso e foram interrompidas diversas vezes. A última paralisação, em 2018, motivada por investigação de superfaturamento na obra no valor de R$ 600 milhões, envolvendo a estatal Dersa.
Nesta sexta, o governo pretende promover um debate com as comunidades locais, organizações não governamentais, grupos de entidades representativas e iniciativa privada sobre o modelo de concessão para administração do trecho.
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Após as etapas de audiência, consulta pública e aprovação de modelagem final, o próximo passo será a publicação do edital. A participação na concorrência é aberta a empresas brasileiras e estrangeiras, de forma isolada ou em consórcio.
O trecho norte do Rodoanel terá 44 quilômetros de extensão, passando pelos municípios de São Paulo, Arujá e Guarulhos, e mantendo uma ligação exclusiva de 3,6 quilômetros com o Aeroporto Internacional de Cumbica. Quando concluído e entregue, o trecho se ligará com outros quatro distribuídos na Grande São Paulo, formando um anel em volta da região metropolitana. (veja abaixo cada trecho)
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