A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Governo lança programa para combater uso de peças ilegais no trânsito de SP

Objetivo é sensibilizar e educar a sociedade sobre os riscos do comércio ilegal das chamadas "peças de sangue"

Monise Souza

17/06/2024 às 14:00  atualizado em 17/06/2024 às 14:11

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Detran faz campanha para conscientizar a população sobre o uso de peças ilegais obtidas a partir do roubo e furto de veículos

Detran faz campanha para conscientizar a população sobre o uso de peças ilegais obtidas a partir do roubo e furto de veículos | Fernando Frazão/Agência Brasil

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) lançou nesta segunda-feira (17) uma campanha para conscientizar a população sobre o uso de peças ilegais obtidas a partir do roubo e furto de veículos.

Continua depois da publicidade

Campanha

A veiculação começou no dia 9 de junho em emissoras abertas de televisão e de rádio, além de redes sociais como os canais do Disque Denúncia. Saiba o que está incluso nas campanhas para conscientizar a população:

  • Três filmes;
  • Banners eletrônicos e;
  • Spot de rádio.

O objetivo do Governo de SP é sensibilizar e educar a sociedade sobre os riscos do comércio ilegal das chamadas “peças de sangue”, as quais são vendidas a partir do roubo e furto de veículos.

Mercado ilegal

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo registrou de janeiro a abril de 2024, 9.685 casos de roubos e 30.283 de furtos de veículos. O mercado ilegal de autopeças tem feito cada vez mais vítimas.

Continua depois da publicidade

Desde 2014, com a instituição da Lei n° 12.977, o Detran-SP é o responsável por regular e coordenar a atividade do mercado de veículos automotores terrestres.

Postos autorizados

Atualmente, o órgão autoriza apenas três segmentos de empresas credenciadas a venderem autopeças, desde que devidamente regularizadas e credenciadas. 

Segmentos:

  • Empresas de comércios;
  • Recuperadoras e;
  • Desmontadoras de veículos e peças.

O comércio legalizado de autopeças usadas no estado de São Paulo prevê a etiquetagem de cada item com um código de barras, monitorado pelo Detran-SP.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados