Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Benefício será pago de maneira escalonada pela Caixa Econômica Federal; pagamento para estudantes do EJA começou em agosto
Continua depois da publicidade
Programa Pé-de-Meia já tem 2,43 milhões de estudantes cadastrados | Marcelo Camargo/Agência Brasil
O benefício Pé-de-Meia, destinado a estudantes do ensino médio regular da rede pública de ensino e do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), começará a ser pago pelo governo federal nesta segunda-feira (25/11).
Continua depois da publicidade
O início vale para estudantes do ensino médio. Estudantes do EJA já recebem o benefício desde agosto.
O Pé-de-Meia funciona como uma poupança para os estudantes beneficiados. Assim, é um programa de apoio à permanência escolar, que tem o objetivo de diminuir os números de evasão.
Estão aptos a receber o benefício estudantes que mantenham, ao menos, 80% de frequência nas aulas regulares. Se a frequência diminuir, o estudante não recebe o benefício no período em que a frequência foi menor.
Continua depois da publicidade
Além disso, é necessário que o estudante faça parte de família inscrita no CadÚnico, com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.
Veja também qual é a empresa global que oferece bolsa de estudos e estágio para estudantes de São Paulo.
O governo estipulou efetuar o pagamento escalonadamente. Assim, as datas de pagamento seguirão os meses de nascimento dos estudantes. Da seguinte forma:
Continua depois da publicidade
A Caixa Econômica Federal é o órgão responsável por abrir as contas em nome dos estudantes do ensino médio. A Caixa também efetuará os pagamentos das parcelas do programa, cujos recursos são do Ministério da Educação (MEC).
O valor de R$ 200 será depositado mensalmente em uma conta poupança Caixa Tem. Os recursos podem ser geridos por meio do aplicativo da Caixa.
Além disso, é possível acessar outras informações, como calendário, histórico e status de pagamentos de parcelas pelo aplicativo Jornada do Estudante.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade