Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Fortes chuvas atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada já afetaram cerca de 844,6 mil pessoas
Continua depois da publicidade
Governo do Rio Grande do Sul criou uma chave Pix para receber doações | Divulgação/CBMPR
O Governo do Rio Grande do Sul criou uma chave Pix para receber doações de pessoas que queiram ajudar o estado devido à tragédia climática registrada desde o início da semana. Essecanal direto já está recebendo qualquer quantia em dinheiro.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias
Segundo o Governo gaúcho, com o canal oficial de doações é possível centralizar a ajuda financeira, além de fornecer segurança aos doadores, uma vez que, a movimentação dos recursos passará por auditoria e fiscalização do poder público.
Para ajudar, basta realizar a transferência para o CNPJ 92.958.800/0001-38, que pertence ao SOS Rio Grande do Sul. A operação será remetida para a conta do banco Banrisul. A chave pode ser reconhecida pela Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul ou Banco do Estado do Rio Grande do Sul
Continua depois da publicidade
Também é possível doar através da leitura do QR Code abaixo, divulgado pelo Governo do Estado do RS.
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram. Entre, também, no nosso canal!
Mantenha-se bem informado.
Outras formas de ajudar incluem doações de materiais de higiene, roupas e calçados. O indicado é buscar as defesas civis municipais. Veja aqui como doar sendo de SP.
Continua depois da publicidade
Também é possível fazer doações pelos Correios. O transporte para o Rio Grande do Sul será realizado pelas companhias aéreas Latam, Gol e Azul.
As prioridades de doação para o momento são água potável, produtos de limpeza e higiene, itens solicitados pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Comida e roupas não estão entre as principais necessidades neste momento.
As fortes chuvas atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada já afetaram cerca de 844,6 mil pessoas. As autoridades afirmam ser o pior desastre climático da história do estado. O número de óbitos superou a última catástrofe ambiental do estado em setembro de 2023.
Continua depois da publicidade
O Governo do Rio Grande do Sul, por meio do Decreto 57.600 publicado em edição extra do Diário Oficial (DOE) deste domingo (5), reitera o estado de calamidade pública, conforme descrito previamente no decreto de 1° de maio. O novo texto especifica os municípios atingidos pelas fortes chuvas que iniciaram em 24 de abril.
O Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), alertou a população sobre os golpes relacionados às doações via Pix para o estado.
Por meio de uma declaração pelo Instagram neste domingo, o governador orientou a população a doar apenas para a chave divulgada pelo Estado. "No meio de tanta solidariedade tem aproveitadores que usam da sensibilidade das pessoas para aplicar golpes", afirmou Leite.
Continua depois da publicidade
*Texto sob supervisão de Lara Madeira
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade