A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Estoques de sangue em SP batem 40% e governo incentiva doação

O processo de doação leva menos de uma hora e pode salvar até quatro vidas

Yasmin Gomes

13/06/2024 às 18:30  atualizado em 13/06/2024 às 19:10

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O intuito da ação é aumentar o número de doações no estado

O intuito da ação é aumentar o número de doações no estado | Divulgação/Governo do Estado

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promove a campanha “Para Sempre, Doador. De Geração em Geração”, desenvolvida pelo grupo Fundação Pró-Sangue e Hemocentros Unidos. A ação é motivada pelo Junho Vermelho, mês destinado a fortalecer a importância da doação voluntária de sangue e do Dia Mundial do Doador de Sangue comemorado nesta sexta-feira (14/06).

Continua depois da publicidade

O intuito da ação é aumentar o número de doações no estado, incentivando mais pessoas a salvar as vidas daqueles que necessitam de uma transfusão.
 
“Vários hemocentros abraçaram essa causa e o resultado foi a ação dos Hemocentros Unidos deste ano, com o mote 'Para Sempre Doador, de Geração em Geração'”, mês em que é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, em 14 de junho”, informa Alfredo Mendrone Júnior, diretor técnico-científico da Pró-Sangue.

Níveis abaixo de 40%

Na Pró-Sangue, desde o mês passado, os estoques de alguns tipos sanguíneos estão em níveis abaixo de 40%, como O+, O- e B-, e o tipo A+. Quando o estoque de um tipo sanguíneo atinge este nível, significa que a quantidade disponível é suficiente para atender à demanda de até dois dias, dependendo do volume solicitado.

O banco de sangue é atualizado diariamente, mas os tipos O-, O+ e B- são os que, historicamente, necessitam de mais doações, já que a rotatividade é muito grande, segundo a fundação.
 
Por mês a fundação coleta e processa cerca de 10 mil bolsas de sangue, destinadas ao atendimento de mais de 80 instituições públicas de saúde da rede estadual.

Continua depois da publicidade

Quem pode doar?

Para doar sangue é necessário cumprir alguns requisitos, entre eles:

  • Ter entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos. Os doadores com menos de 18 anos devem estar acompanhados pelo responsável;
  • Pesar no mínimo 50kg;
  • Estar alimentado, porém, sem refeições pesadas (gordurosas) nas três horas que antecedem a doação;
  • Portar documento oficial e original com foto e dentro do prazo de validade (RG, carteira profissional, carteira de habilitação).

Além de cumprir os requisitos, o doador tem algumas restrições na hora de doar, entre elas, não pode ter se vacinado nas últimas 48 horas, ter feito tatuagem no último ano, etc.

Vacinação e doação de sangue

A vacinação costuma ser um impedimento temporário para os candidatos à doação. Apesar do Estado ter prorrogado a campanha de vacinação contra a gripe, a Pró-Sangue faz um apelo à população para doar sangue antes de se vacinar.

Continua depois da publicidade

Tempo de espera

O protocolo de triagem dos candidatos determina que as pessoas vacinadas contra a gripe devem aguardar 48 horas para estarem novamente aptas a realizar esse gesto. Já as pessoas que apresentarem uma reação adversa à vacina, como febre e dor muscular, devem aguardar o término dos sintomas para doarem.

Como doar?

Para realizar a doação, basta realizar o agendamento online no site da Pró-Sangue e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.
 
O processo de doação leva menos de uma hora e pode salvar até quatro vidas.

*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados