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Cotidiano

Governo de SP qualifica projeto de túnel que ligará Santos e Guarujá

Estimativa de investimentos para a realização da obra chega a R$ 4,6 bilhões

28/02/2023 às 20:45  atualizado em 28/02/2023 às 20:48

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Segundo o Governo de SP, o custo da obra pode chegar a R$ 4,6 bilhões

Segundo o Governo de SP, o custo da obra pode chegar a R$ 4,6 bilhões | Divulgação

O governador de São paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou nesta terça-feira (28) que avalia a criação de uma Parceria Público Privada (PPP) para a construção do túnel entre Santos e Guarujá. O túnel é uma obra esperada há anos pela população da Baixada Santista.

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Segundo o Executivo Estadual, o túnel submarino que vai ligar os dois municípios deve contar com investimentos de até R$ 4,6 bilhões. A operação e a prestação de serviços de manutenção da infraestrutura também estão no escopo do projeto.

Atualização dos estudos de viabilidade

Conforme mostrado pelo DL, no último dia 14, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado entregou ao Conselho Estadual de Programas e Parcerias uma proposta para atualização de estudos de viabilidade do túnel. Segundo a pasta, uma vez aprovada a atualização dos estudos junto ao conselho, a pasta dará início às pesquisas para que o túnel saia do papel.

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A secretária da Secretaria citada, Natália Resende, afirmou que, antes dos próximos passos, haverá conversas com a população e por meio de Parceria Público Privada (PPP).

“Nossa proposta é atualizar os estudos que já tem do túnel e depois fazer o que a gente chama de processo de participação e controle social, que é levar para toda a sociedade tudo que a gente está pensando, com cronograma e tarifa, tudo de uma forma muito dialogada”, afirmou em entrevista ao portal g1.

Segundo o jornal O Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas atrelou a construção do túnel à privatização do Porto de Santos, uma de suas promessas de campanha eleitoral. No início do mês, o ministro de Portos e Aeroportos, Marcio França, se reuniu com o governador para discutir a viabilidade da desestatização do Porto. Na ocasião, França se demonstrou contrário à medida e defendeu que o espaço continue sendo estatal.

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Outras PPPs citadas

Ainda nesta terça-feira (28), o governador do Estado, se reuniu com secretários de governo para discutir um pacote com mais de dez projetos de concessões e parcerias com a iniciativa privada, a maioria na área de transportes. 

O pacote inclui outras obras prometidas há décadas, como a conclusão do trecho norte do Rodoanel, o Trem Intercidades entre a capital e Campinas, e novas linhas de trem e metrô.

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Na prática, a reunião serviu para apresentar a secretários estaduais -especialmente das áreas de transportes metropolitanos, meio ambiente, infraestrutura e logística- os planos feitos pela pasta de Parcerias e Investimentos para algumas das principais obras estaduais. 

Parte dos projetos ainda está na fase de estudos, e uma minoria já terá lançamento de editais e chamamento para audiências públicas nas próximas semanas. 

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