Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Antes do temporal, a cidade de São Sebastião esperava um movimento de mais de 500 mil pessoas durante o Carnaval - número cinco vezes maior que a população da cidade
Continua depois da publicidade
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pediu nesta terça-feira (21) para que os turistas que viajaram para o litoral norte do estado no feriado de carnaval, se possível, retornem às suas cidades | Divulgação/DER-SP
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pediu nesta terça-feira (21) para que os turistas que viajaram para o litoral norte do estado no feriado de carnaval, se possível, retornem às suas cidades.
Continua depois da publicidade
"A recomendação, já que estamos conseguindo reestabelecer comunicação, internet e energia, é que quem faz parte da população flutuante, que veio para o litoral norte passar o carnaval, que comece a retrair", afirmou Tarcísio.
Antes de ser atingida pelo maior temporal já registrado no Brasil, a cidade de São Sebastião esperava um movimento de mais de 500 mil pessoas durante o carnaval -número cinco vezes maior que a população da cidade, estimada em 91,6 mil habitantes pelo IBGE em 2021.
Essa população extra aumenta a pressão por mantimentos e água após a tragédia registrada durante o fim de semana. Até o momento, há 44 mortos confirmados.
Continua depois da publicidade
"A gente começou a liberar a Rio-Santos até a Barra do Sahy, isso é importante. Temos que aproveitar a condição climática para começar a sair. Quanto mais gente sair, melhor, porque alivia a pressão nas regiões", declarou o governador.
Caminho de volta
No caso dos turistas que estão em São Sebastião, as orientações são as seguintes.
Continua depois da publicidade
Quem está antes da Barra do Sahy deve pegar a Rio-Santos (SP-55) em direção à Bertioga e, depois, o sistema Anchieta-Imigrantes para retornar à São Paulo. Não é possível usar a Mogi-Bertioga (SP-082, que ficará interditada por dois meses.
O governo informou que a balsa entre Ilhabela e São Sebastião foi suspensa para acelerar o fluxo de veículos na rodovia Rio-Santos (SP-055) no sentido São Sebastião-Guarujá. Segundo comunicado, o retorno da operação será comunicado ao longo do dia.
Quem está em Maresias deve pegar a Rio-Santos em direção à São Sebastião e Caraguatatuba e, depois, a rodovia dos Tamoios, para se dirigir a outras cidades do estado.
Continua depois da publicidade
Apesar do pedido do governo, é importante lembrar que ainda existem pontos de interdição no caminho para São Paulo e o interior do estado.
Interdição total
Rio-Santos (Rodovia Dr. Manoel Hyppólito Rego SP-055): Km 174+500, por queda de barreira.
Mogi-Bertioga (SP-098): totalmente interditada depois do rompimento de uma tubulação, queda de muros e erosão no asfalto.
Continua depois da publicidade
Interdição parcial
Rio-Santos (Rodovia Dr. Manoel Hyppólito Rego SP-055)
Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125)
Continua depois da publicidade
Situação das estradas sob concessão
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade