Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Quem for votar no domingo não vai pagar Metrô, CPTM e ônibus intermunicipais em todo o Estado; Capital também liberou ônibus municipais
Continua depois da publicidade
Metrô de São Paulo | Reprodução
O governador Rodrigo Garcia (PSDB) anunciou nesta quinta-feira que vai haver passe livre para o Metrô, a CPTM e os ônibus intermunicipais de todo o Estado no segundo turno das eleições, no próximo domingo (30).
Continua depois da publicidade
"Domingo é o dia da democracia, por isso é justo que todos tenham acesso ao transporte público e possam votar com igualdade de condições. Portanto, catraca livre no metrô, CPTM, EMTU e ônibus intermunicipais de todo o estado", escreveu o governador, pelas redes sociais.
A decisão de Garcia acompanha a da Prefeitura de São Paulo. A Capital decidiu no fim da na última segunda-feira (24) liberar o passe livre para o segundo turno das eleições nos ônibus da Capital. A decisão foi anunciada após pressão de lideranças do PSOL e de outros partidos e de organizações como a Rede Nossa São Paulo, a Fundação Tide Setubal e o Instituto Pólis.
Em 19 de outubro, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que prefeituras e empresas de ônibus podem oferecer transporte público gratuito no segundo turno, sem que isso possa provocar qualquer prejuízo jurídico aos chefes dos executivos.
Continua depois da publicidade
O Governo de São Paulo afirmou na terça-feira (25) que estava analisando a possibilidade de acompanhar a Capital e suspender a cobrança de passagem nas linhas de Metrô, CPTM e EMTU.
A Defensoria Pública de São Paulo protocolou um pedido de tutela antecipada para que o Estado ofereça transporte gratuito nos trens e metrô durante a realização do pleito.
Os ônibus da Capital não terão cobrança de tarifa entre 6h e 20h de domingo. Ainda não foi anunciado para qual horário valerá o passe livre para o Metrô, a CPTM e os ônibus intermunicipais paulistas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade