Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
A nova tecnologia foi apresentada na conferência Google I/O e será liberada em julho
Continua depois da publicidade
A ferramenta identifica quando um celular é furtado e realiza o bloqueio automático da tela | Tânia Rêgo/Agência Brasil
Hoje (11) o Google anunciou que o Brasil será o primeiro país a testar uma nova função do Android. Com uso da inteligência artificial, o recurso bloqueia celulares roubados.
Continua depois da publicidade
A nova tecnologia foi apresentada na conferência Google I/O e será liberada em julho, em fase beta.
A ferramenta identifica quando um celular é furtado e realiza o bloqueio automático da tela, evitando o acesso ao aparelho.
O novo bloqueio poderá ser habilitado pelos usuários de celulares Android versão 10 ou superior no Brasil. O acesso em outros países será liberado gradualmente este ano.
Continua depois da publicidade
Durante o evento, a empresa também anunciou que os aparelhos Android será incluído no programa piloto do Google Play Protect.
A ferramenta irá verificar apps em busca de vulnerabilidades e ameaças e bloqueará a instalação de aplicativos baixados de fontes alternativas que exijam acesso a dados sensíveis.
Além do recurso já oferecido, o Google disponibilizou um novo tipo de bloqueio do aparelho offline, sem conexão com a internet.
Continua depois da publicidade
Agora, por meio de uma página dedicada à nova função “Bloqueio remoto”, o Android vai permitir que o usuário faça o bloqueio da tela do dispositivo inserindo apenas o número do telefone e concluindo um rápido desafio de segurança por meio de qualquer dispositivo.
A medida visa dar mais tempo para o usuário recuperar as informações da sua conta e acessar mais funções do recurso, como a localização do aparelho ou a exclusão de todo seu conteúdo.
Já o "Bloqueio de dispositivo offline" bloqueará automaticamente a tela do celular Android caso ele fique um longo período sem acesso à internet. Essa é uma forma de driblar que é comum que ladrões de celulares desconectem o aparelho da internet assim que cometem o crime.
Continua depois da publicidade
O Google também lançou um site dedicado que inclui um formulário para quem quiser ser notificado por e-mail quando os novos recursos de segurança estiverem disponíveis para o seu dispositivo.
*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade