A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 20 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

GCM deve manter ao menos cem agentes para evitar volta da cracolândia

O objetivo é evitar que a aglomeração de dependentes químicos volte após a operação desta quarta (11)

Leonardo Sandre

11/05/2022 às 16:16  atualizado em 11/05/2022 às 16:56

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Região da cracolândia, em foto de arquivo

Região da cracolândia, em foto de arquivo | Danilo Verpa/Folhapress

A GCM (Guarda Civil Metropolitana) deve manter pelo menos cem agentes fixos na praça Princesa Isabel, que se tornou recentemente novo endereço da cracolândia no centro de São Paulo. O objetivo é evitar que a aglomeração de dependentes químicos volte após a operação desta quarta (11), segundo o comandante-geral da corporação, Agapito Marques.

Continua depois da publicidade

Na madrugada desta quarta (11), a Polícia Civil e a prefeitura deflagraram uma megaoperação para cumprir 36 mandados de prisão e um mandado coletivo de busca e apreensão. Pelo menos 13 pessoas foram detidas -uma delas foi autuada em flagrante por tráfico. Um homem que era procurado também foi preso.

Uma medida semelhante foi aplicada no antigo endereço da cracolândia. No dia 20 de abril, a prefeitura informou que mantinha 11 viaturas e 40 agentes circulando nas ruas no entorno da praça Júlios Prestes, no centro.

Agora, segundo Marques, a GCM deve expandir o perímetro de ação dos agentes para incluir a praça Princesa Isabel nas rondas.

Continua depois da publicidade

Policiais civis que estavam no local na manhã desta quarta disseram à reportagem que, se a cracolândia ressurgir em outro endereço, ação similar deve ser adotada.

Por volta das 11h30, a situação na praça estava "pacificada", segundo agentes da Polícia Civil que estavam no local para acompanhar o rescaldo da operação. As equipes de zeladoria da prefeitura trabalham na praça sob a proteção de centenas de guardas e policiais civis.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados