A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 26 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Gambá 'mora' em rua do Tatuapé há 10 dias e fascina moradores

Saruê chama a atenção de moradores de rua próxima ao Metrô Carrão; Bombeiros e prefeitura foram avisados, mas ainda não fizeram o resgate

Bruno Hoffmann

03/08/2023 às 21:53  atualizado em 05/08/2023 às 16:29

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Gambá flagrado em fiação de rua no Tatuapé

Gambá flagrado em fiação de rua no Tatuapé | Reprodução

Um saruê solitário, espécie também conhecida como gambá, foi filmado em uma rua do Tatuapé na tarde desta quinta-feira. O animal se equilibrava pela fiação e chamou a atenção dos moradores. Na verdade, o bicho já é visto há cerca de 10 dias, e virou assunto entre a vizinhança.

Continua depois da publicidade

O comerciante Waldecyr Galhiardi explicou à reportagem da Gazeta que há mais de uma semana o bicho apareceu pela fiação e se supõe que esteja vivendo em um telhado de alguma residência da rua Luís Ferreira.

Ele contou também que já entrou em contato com o Corpo de Bombeiros e com a prefeitura, mas que ninguém veio fazer o resgate do animal.

Continua depois da publicidade

“Primeiro liguei nos Bombeiros, e fui informado que não podem fazer nada, pois ele estaria à procura de alimento e após isso retornaria para seu habitat, só não sei onde. Depois liguei para o 156, e me deram a mesma informação, e me passaram outros telefones”, disse Waldecyr.

Outros moradores relataram temor de que o gambá se machuque ao andar nos fios e que entre em confronto com cachorros da rua. Em um dia, segundo outro morador, o saruê quase “arrumou uma confusão” com um cãozinho no quintal de uma das casas.

Outros também destacaram a beleza de ter um animal silvestre em um bairro como o Tatuapé. A rua fica próxima ao metrô Carrão, à universidade Unicid e à escola de samba Acadêmicos do Tatuapé.

Continua depois da publicidade

Em nota, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) disse que não recebeu nenhum pedido de resgate da rua Luís Ferreira, e explicou como a população deve agir em caso de aparecimento de espécies do tipo. Já a Secretaria Municipal de Segurança informou que segue em atuação na região e alertou a população para que, nesses casos, entrem em contato pelo número 153. Leia a nota na íntegra das duas secretarias ao fim deste texto.

Apesar do espanto, o saruê é um animal silvestre considerado comum na cidade de São Paulo e em outros centros urbanos e rurais pelo País. Ele tem um papel fundamental na natureza de controlar o número de insetos. Como todo mamífero, a espécie pode morder caso se sinta ameaçada.

Segundo a SVMA, os gambás encontrados na Capital costumam ser extremamente adaptados à presença humana. Eles se abrigam ou fazem ninhos em quintais, quartos, forros, churrasqueiras, caixas de papelão, máquinas de lavar roupa, piscinas, entre outros. Os gambás pesam em média 1,4 quilos e o corpo mede entre 35,5 centímetros e 40 centímetros.

Continua depois da publicidade

Em caso de alguém encontrar um animal silvestre circulando pela cidade, segundo a secretaria, o indicado é não encostar ou alimentá-lo. Se o bicho estiver ferido ou sendo maltratado, deve-se entrar em contato com os técnicos da Divisão da Fauna Silvestre pelo Whatsapp (11) 95220-0219, das 8h às 17h. Caso o animal precise ser resgatado, é indicado entrar em contato com a GCM Ambiental pelo número 153. O Corpo de Bombeiros pode ser chamado para fazer o resgate do animal.

Matar animais silvestres é crime ambiental passível de multa e prisão de seis meses a um ano.

Leia a nota na íntegra da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente:

Continua depois da publicidade

"A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) informa que a Divisão da Fauna Silvestre (DFS) recebe animais silvestres feridos, em risco ou oriundos de apreensões em ações de combate ao tráfico.

Os gambás ou saruês são frequentemente encontrados nas regiões metropolitanas por se adaptarem muito bem aos ambientes urbanos. Nesta época do ano eles ficam mais visíveis pois estão iniciando seu período reprodutivo.

 A orientação para os munícipes que encontrarem esses animais é que não mexa ou os alimente. Como todo animal silvestre, ele saberá se proteger e encontrar alimento sozinho. Caso esteja ferido ou sendo maltratado, a população deve primeiramente entrar em contato com os técnicos da DFS pelo Whatsapp (11) 95220-0219, das 8h às 17h.  

Continua depois da publicidade

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana informa que não houve solicitação para resgate do animal e Guarda Civil Metropolitana Ambiental segue na atuação da região, em apoio a Subprefeitura do Tatuapé e pode ser acionada pelo número 153".

Leia a nota na íntegra da Secretaria Municipal de Segurança Urbana:

"A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Guarda Civil Metropolitana Ambiental informa que segue em atuação na região em apoio a Subprefeitura e alertam a população para que, nesses casos, entrem em contato pelo número 153".

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados