A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 20 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Funai regulariza cem pistas de pouso na Amazônia Legal

Em junho do ano passado, a Anac havia aprovado uma norma que liberou pousos e decolagens em locais não cadastrados na região

Maria Eduarda Guimarães

20/05/2022 às 15:22  atualizado em 20/05/2022 às 15:58

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Avião

Avião | Ethan McArthur/Unsplash

A Funai (Fundação Nacional do Índio) regularizou cem pistas de pousos e decolagens de aviões para atendimento da população indígena e de comunidades isoladas na Amazônia Legal.

Continua depois da publicidade

Isso foi possível pois, em junho do ano passado, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) aprovou uma norma que liberou pousos e decolagens em locais não cadastrados na região, ou seja, pistas que ainda não eram registradas pelo órgão regulador.

O objetivo era facilitar o atendimento humanitário e o transporte de medicamentos e vacinas em áreas de acesso restrito a vias terrestre e fluvial no período da pandemia.

As normas seriam revogadas na próxima segunda-feira (22), mas uma portaria publicada pela Anac no Diário Oficial desta sexta-feira (20) extinguiu o prazo.

Continua depois da publicidade

A agência afirma, em nota, "que os benefícios levados à população indígena e aos moradores de comunidades isoladas, com vistas a promover o fomento regional, a integração social, o atendimento humanitário, o acesso à saúde e o apoio a operações de segurança precisam ser mantidos".

Na avaliação da Funai e da Anac, as pistas, utilizadas de forma emergencial na crise sanitária, deveriam portanto ser regularizadas.

As operações devem ser exclusivamente para atendimento de comunidades isoladas, e feitas somente por empresas de transporte aéreo certificadas pela Anac. Apenas aviões de até 19 assentos ou helicópteros podem pousar na região.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados