Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Parlamentares discutiram sobre o turismo local e agricultura sustentável nas regiões Vale do Ribeira e Sudoeste Paulista
Continua depois da publicidade
Participantes de reunião da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento Regional | Divulgação/PMI
Continua depois da publicidade
Na última segunda-feira (4) a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou uma reunião da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento Regional para propor iniciativas de fomento ao turismo e à agricultura sustentável nos municípios que compõem as regiões do Vale do Ribeira e do Sudoeste Paulista.
De acordo com o deputado Paulo Fiorilo (PT), a ideia da frente é discutir políticas públicas para as regiões mais carentes e distantes do Estado. O movimento parlamentar contará com a vice-coordenação do deputado Ricardo Madalena (PL), o que, segundo os organizadores, pode garantir uma melhor integração do grupo junto aos governos federal e estadual.
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
A reunião contou com a presença de Roberto de Lucena, secretário estadual de Turismo, destacou que o Vale do Ribeira possui 12 cidades de interesse turístico (MITs), além de nove estâncias turísticas. Por isso, o Governo paulista deve lançar em breve um novo distrito turístico ecológico na região, além de fortalecer ainda mais programas de desenvolvimento econômico e social nesses municípios.
Turismo em 2024 deve gerar R$ 304 bilhões em movimentação econômica para SP
Vinicius Rainer Bonioto, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), levou detalhes de projetos desenvolvidos na instituição e que podem ser replicados para fortalecer a economia regional e a preservação da biodiversidade.
Continua depois da publicidade
A reunião também contou com a presença de Thiago Gobbo, diretor-adjunto de Recursos Fundiários da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp). O especialista citou que há na região do Vale do Ribeira muitos casos remanescentes e que precisam ser trabalhados pelo poder público.
*Texto sob supervisão de Bruno Hoffmann
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade