Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Baixa pressão atmosférica e aproximação de nova frente fria colocam o Litoral em estado de alerta máximo para tempestades
Continua depois da publicidade
Risco de temporais isolados é alto, principalmente nas tardes e inícios de noite | Diário do Litoral
O risco de chuva forte e de temporais continua sobre todo o litoral de São Paulo. Com o avanço da nova frente fria vinda do litoral paulista, o estímulo de nuvens bem carregadas afeta todo o Estado.
Continua depois da publicidade
Uma grande área de instabilidade, a baixa pressão atmosférica e a aproximação de uma nova frente fria colocam o litoral em estado de alerta máximo para tempestades desde a tarde dessa quarta-feira (6/11). As informações são do Climatempo, The Weather Channel e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A aproximação da nova frente fria vai estimular rajadas de vento entre 40 a 50 quilômetros por hora, que já começam a ocorrer pela manhã.
Apesar de o primeiro fim da semana de novembro ter um cenário climático com pouca nebulosidade e com termômetros oscilando no Sudeste do Brasil. As fortes chuvas devem continuar à rota da Capital e no litoral paulista.
Continua depois da publicidade
O Inmet emitiu um novo alerta de perigo para chuvas intensas e tempestades de granizo, principalmente para algumas áreas do litoral sul paulista. O alerta laranja, que representa perigo, foi acionado às 21h desta quarta-feira (6/11).
O risco de temporais isolados é alto, principalmente nas tardes e inícios de noite, com rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h. As áreas que já experimentaram chuvas acima da média em outubro têm aumento do risco de inundações, especialmente em zonas urbanas densas e áreas próximas a rios e córregos.
O alerta do Inmet indica chances de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas e até queda de granizo.
Continua depois da publicidade
Também permanece o alerta para chuva moderada a forte na noite de hoje na região da Grande São Paulo. Não deve chover tão forte quanto durante a tarde, mas não se pode descartar novos alagamentos. A região segue em alerta para novos temporais.
As regiões que devem sofrer com tempestades são, principalmente, o litoral sul paulista, a região macro metropolitana e a região metropolitana de São Paulo. Algumas regiões do Vale do Paraíba e Itapetininga também devem ser atingidas.
Como ficam as precipitações:
Continua depois da publicidade
De acordo com informações do Climatempo, a cidade de São Paulo esquentou nesta terça-feira alcançando quase 29°C durante a tarde. Para esta quarta-feira a previsão é de outra tarde abafada com previsão de pancadas de chuva e raios à tarde e à noite.
O início de novembro está em alerta para temporais no Estado, que já ocorrem desde o início da semana na Grande São Paulo e no interior.
Para as cidades da Baixada Santista, os acumulados de chuva entre quinta-feira e sábado (9/11) podem superar os 90 milímetros, um volume de água significativo para a região.
Continua depois da publicidade
Atenção para os riscos de alagamentos, principalmente nas áreas mais baixas e em locais com infraestrutura urbana vulnerável.
Confira as mínimas e máximas, em média, para os próximos dias no litoral de São Paulo:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade