A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Frente fria chega a SP e derruba temperaturas no fim de semana

Prepare-se para a primeira grande queda de temperatura do inverno de 2024 em São Paulo, com frio intenso, chuvas e possibilidade de recordes históricos

Hebert Dabanovich

28/06/2024 às 09:05  atualizado em 28/06/2024 às 09:07

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Final de semana terá recorde de temperaturas baixas

Final de semana terá recorde de temperaturas baixas | Rovena Rosa/Agência Brasil

Uma forte frente fria, prevista para chegar neste final de semana, promete provocar uma queda brusca nas temperaturas em São Paulo, capital, e em várias outras regiões do Brasil, especialmente na Região Sul.

Continua depois da publicidade

Este evento marca a primeira queda acentuada de temperatura do inverno de 2024 e deve trazer frio intenso à Capital paulista, podendo até registrar recordes de temperatura entre domingo e a próxima segunda-feira, 1º de julho.

Impacto em diferentes regiões

Em São Paulo, as temperaturas devem cair significativamente, com a possibilidade de geadas em áreas mais afastadas do centro. A previsão indica um período de frio intenso de 28 de junho até 2 de julho de 2024, com os dias mais frios sendo domingo e segunda-feira.

Além de São Paulo, estados como Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso também sentirão o impacto da massa de ar frio, que causará friagem na Região Norte, especialmente no Acre e em Rondônia.

Continua depois da publicidade

Distribuição das temperaturas

O mapa meteorológico destaca que em São Paulo terá uma sensação térmica ainda mais baixa devido aos ventos. A Capital deve enfrentar um clima mais frio que a média para esta época do ano.

Em outras regiões do Brasil, como a serra gaúcha e catarinense, as temperaturas poderão chegar a oito graus negativos. No centro-sul e leste do Paraná até o sul do Rio Grande do Sul, geadas são esperadas. No sul de Mato Grosso do Sul, também há previsão de geada.

Nas regiões em roxo claro, como entre o leste do Acre e o sul do Espírito Santo, a queda de temperatura não será tão expressiva, mas ainda perceptível.

Continua depois da publicidade

Mapa meteorológico - Fonte/ INMET

Quebra da onda de calor

Esta frente fria vem para quebrar o ciclo de dias quentes que se instalou em São Paulo e no Brasil desde 5 de maio, durando até 24 de junho. Durante este período, a umidade relativa do ar manteve-se baixa, atingindo níveis alarmantes em várias regiões, com algumas áreas registrando umidade abaixo de 20%.

No dia 19 de junho, algumas cidades paulistas como Barretos e Pradópolis registraram umidade de 14%; Ituverava marcou 16%; e São Simão, 19%. Em outras regiões do Brasil, Chapadão do Sul, em Mato Grosso do Sul, teve 18% de umidade; Costa Rica, 19%. Em Minas Gerais, Conceição das Alagoas atingiu 14%; Uberlândia e Sacramento registraram 17%; e Campina Verde, 19%. Alto Taquari, em Mato Grosso, marcou 18%, enquanto São João do Piauí, no Piauí, registrou 18%.

Previsão para o final de semana em São Paulo, capital

Sábado (29/06)

A manhã deste sábado ainda será marcada pela aparição do sol, mas ao decorrer do dia, devido ao avanço da frente fria, algumas nuvens aparecerão e a temperatura começará a baixar. No fim da tarde, pode garoar.

Continua depois da publicidade

Máxima: 26°C
Mínima: 15°C

Domingo (30/06)

No domingo, a frente fria já estará presente na capital paulista, trazendo um dia com frio intenso e chuvas ao longo do dia. O céu permanecerá nublado o dia todo, com ventos de até 10 km/h.

Máxima: 15°C
Mínima: 11°C

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados