Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Novas áreas de instabilidade começam a atuar na capital paulista com forte intensidade, podendo provocar temporais na cidade | Paulo Pinto/Agência Brasil
Abril vai marcar importantes mudanças no padrão de temperatura e de chuva sobre o Brasil, com o início efetivo do outono no País.
Continua depois da publicidade
Este é um mês em que normalmente se observa o início da redução das precipitações sobre a maioria das áreas do Brasil. Mas novas áreas de instabilidade começam a atuar na capital paulista com forte intensidade, podendo provocar temporais na cidade.
A propagação de uma frente fria pelo litoral paulista deve mudar o tempo nos próximos dias, provocando chuvas generalizadas e queda das temperaturas. A chegada da primeira massa de ar frio deve aliviar o calor das últimas semanas.
Segundo análises do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, esta quinta-feira (3/4) ainda deve começar com sol entre nuvens e temperaturas em elevação.
Continua depois da publicidade
Os termômetros variam entre mínimas de 20°C e máximas que podem chegar aos 28°C.
Mas a aproximação da frente fria muda o tempo no decorrer da tarde. Com isso, as áreas de instabilidade sobre o Estado provocará chuvas com raios e rajadas de vento que podem superar os 40 km/h, o que eleva o risco para formação de alagamentos, queda de árvores e transbordamento de córregos.
Na sexta-feira (4/4) a propagação da frente fria pelo litoral paulista deve deixar o tempo instável, com as primeiras chuvas isoladas podendo atingir, principalmente, a Grande São Paulo no período da manhã.
Continua depois da publicidade
As temperaturas devem variar entre mínimas de 19°C e máximas que não devem superar os 25°C.
A partir da tarde as instabilidades voltam a ganhar força, favorecendo a ocorrência de chuvas com raios e rajadas de vento que podem superar os 50 km/h, podendo ocasionar a formação de alagamentos, queda de árvores, transbordamento de córregos e deslizamentos de terra.
A previsão da Climatempo é de que o mês de abril termine com um total de precipitação um pouco abaixo da média em quase todo o País.
Continua depois da publicidade
Porém, as fortes chuvas que atingiram o ABC Paulista na tarde desta segunda-feira (31/3) já causaram transtornos aos moradores, principalmente em Santo André.
Também na região, a circulação de trens na Linha 10-Turquesa da CPTM esteve parcialmente suspensa devido às fortes chuvas no ABC Paulista.
Até esta terça-feira, o ar quente e úmido predomina sobre a capital paulista, e a Grande São Paulo continua sujeita a fortes pancadas de chuva.
Continua depois da publicidade
A região terá ainda mais chuva na sexta-feira, além de a temperatura começar a baixar com a grande quantidade de nuvens, chuva e a entrada de ventos frios, de origem polar. Mas a sensação de um ar um pouco abafado ainda vai predominar em grande parte do dia.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade