A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 04 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Frente fria associada a ciclone extratropical intensifica chuvas no interior de São Paulo

Inmet emitiu alerta laranja para a possibilidade de temporal, indicando risco alto em toda a capital paulista

Monise Souza

03/12/2024 às 10:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Previsão indica que os próximos dias serão nublados e chuvosos em toda a capital paulista

Previsão indica que os próximos dias serão nublados e chuvosos em toda a capital paulista | Saulo Dias/Photo Press/Folhapress

A semana começou com instabilidades marcantes e alerta para temporais em diversas regiões de São Paulo. A chegada de uma frente fria nesta terça-feira (3/12) intensificará o cenário de chuvas volumosas e tempestades, especialmente na faixa leste do Estado.

Continua depois da publicidade

Nos próximos dias, a chuva se concentrará sobre a região Sudeste do Brasil. Esta semana será marcada por instabilidades em boa parte dos estados brasileiros. Além disso, a frente fria estará associada a um ciclone extratropical.

Apesar de a semana ser marcada por um calor acima dos 30°C no litoral de São Paulo, nesta última semana do mês, o restante dos dias será de temperaturas mais baixas e pancadas de chuva em toda a região.

Frente fria associada a ciclone

De acordo com informações do Climatempo, a frente fria que causou chuvas expressivas no sul do Brasil avança para o Sudeste, trazendo instabilidades para São Paulo. A previsão é que esteja associada a um ciclone extratropical localizado no oceano.

Continua depois da publicidade

Além disso, o deslocamento da frente fria canaliza umidade da faixa norte do Brasil para o estado paulista, contribuindo para a formação de chuvas fortes e persistentes ao longo da semana. A chuva deve ser intensa, com alerta para temporais, embora os volumes previstos não sejam tão altos quanto na faixa leste.

Essa condição aumenta o risco de quedas de árvores, formação de alagamentos, além de deslizamentos de terra, desabamentos e transbordamentos de rios e córregos da região. Além da chuva, o sistema ainda provoca declínio das temperaturas, dando uma trégua ao forte calor registrado nos últimos dias.

Chuvas em todo o Estado

O mapa de acumulados esperados entre esta terça-feira (3/12) e sexta-feira (6/12) reforça que São Paulo será a área de maior destaque para chuva no Sudeste. Pontualmente, os volumes poderão ultrapassar os 100 milímetros.

Continua depois da publicidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta "laranja" para a possibilidade de temporal, indicando risco alto em toda a capital paulista.

Para o alerta a previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, e há possibilidade de ventos intensos, com velocidades de 60 a 100 quilômetros por hora.

Regiões como Campinas, Bauru, Piracicaba, Itapetininga, Ribeirão Preto, Araçatuba, Marília, Araraquara, Vale do Paraíba e Assis devem ser as mais afetadas, segundo o Inmet. Nesses locais há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Continua depois da publicidade

Recomendações:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Obtenha mais informações com a Defesa Civil (telefone 199) ou com o Corpo de Bombeiros (telefone 193);

Temperaturas no interior do Estado

Segundo o Climatempo, a previsão indica que os próximos dias serão nublados e chuvosos em toda a Capital. Confira as mínimas e máximas:

Quarta-feira

Mínima: 19°C
Máxima: 26°C

Quinta-feira

Mínima: 21°C
Máxima: 27°C

Continua depois da publicidade

O que são ciclones extratropicais:

Ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão atmosférica caracterizados por ventos fortes e um padrão de rotação específico. 

Eles se formam quando uma massa de ar quente e úmida sobe e se condensa, criando nuvens e precipitação. Esse processo gera um vórtice de vento que gira em torno da área de baixa pressão.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados