Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Esta semana será marcada por instabilidades em boa parte dos estados brasileiros
Continua depois da publicidade
Chegada de frente fria ao litoral de São Paulo neste início de semana muda o tempo na capital paulista e provoca chuva moderada a forte durante a passagem | Rodrigo Pivas/Gazeta de S. Paulo
A cidade de São Paulo, que amanheceu com céu nublado, terá um dia marcado por clima quente e com previsão de temperatura máxima na casa dos 30°C.
Continua depois da publicidade
Apesar de um dia quente, uma frente fria avança em direção ao sudeste e nesta terça-feira (3/12) estará no litoral paulista, provocando chuva forte e rajadas de vento.
Nos próximos dias, a chuva se concentrará sobre a região Sudeste do Brasil. Esta semana será marcada por instabilidades em boa parte dos estados brasileiros, com padrão chuvoso em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Apesar de a semana ser marcada por um calor acima dos 30°C em São Paulo, nesta última semana do mês, o restante dos dias será de temperaturas elevadas e pancadas de chuva, típicas da transição entre primavera e verão.
Continua depois da publicidade
De acordo com informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a chegada de uma frente fria ao litoral de São Paulo neste início de semana muda o tempo na capital paulista e provoca chuva moderada a forte durante a passagem.
Imagens recentes de radar já detectam uma área de instabilidade no interior do Estado, porém com baixa probabilidade de chegar à Capital ainda nesta manhã. A partir da tarde são esperadas pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, acompanhadas de rajadas de vento que podem superar os 60km/h.
São esperados volumes significativos de chuva entre esta segunda e terça-feira (3/12). Já a partir da quarta-feira (4/12) as precipitações diminuem de intensidade, mas ainda mantêm o tempo instável e chuvoso.
Continua depois da publicidade
Essa condição aumenta o risco para quedas de árvores, formação de alagamentos, além de deslizamentos de terra, desabamentos e transbordamentos de rios e córregos da região.
Além da chuva, o sistema ainda provoca declínio das temperaturas, dando uma trégua ao forte calor registrado nos últimos dias.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) classificou o risco de alagamentos como moderado para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Áreas urbanas e regiões com histórico de vulnerabilidade devem estar atentas a possíveis transtornos.
Continua depois da publicidade
Segundo o CGE, na terça-feira (3/12), já com a frente fria vinda do litoral paulista presente na Capital, o dia será instável e chuvoso desde a madrugada, o que aumenta consideravelmente o potencial para possíveis transtornos em todo o Estado.
A quarta-feira (4/12) deve apresentar uma madrugada chuvosa, porém aos poucos as precipitações perdem intensidade no decorrer do dia, mas ainda com ocorrência de pancadas isoladas de chuva.
Confira as mínimas e máximas:
Continua depois da publicidade
Mínima: 18°C
Máxima: 22°C
Mínima: 17°C
Máxima: 20°C
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade