A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 24 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

'Fraude na bomba': veja postos de combustível multados na Grande SP

Gazeta já havia divulgado com exclusividade que 17 postos de combustível da Capital foram multados

Matheus Herbert

08/08/2024 às 18:42

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Segundo o Ipem-SP, as falhas comprometiam o funcionamento preciso e a segurança dos instrumentos, em desacordo com as normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro)

Segundo o Ipem-SP, as falhas comprometiam o funcionamento preciso e a segurança dos instrumentos, em desacordo com as normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) fiscalizou quatro postos e multou três na Grande São Paulo, de janeiro até julho deste ano, por erros no fornecimento, lacres rompidos e falhas eletromecânicas nas bombas dos estabelecimentos. 

Continua depois da publicidade

A Gazeta já havia divulgado nesta semana com exclusividade que 17 postos de combustível da cidade de São Paulo também foram multados pelo Ipem. 

Segundo o Instituto, as falhas comprometiam o funcionamento preciso e a segurança dos instrumentos, em desacordo com as normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). 

O balanço das operações 'Olhos de Lince' foi obtido pela reportagem da Gazeta com a equipe do Instituto.

Continua depois da publicidade

Confira postos fiscalizados pelo Ipem na Grande São Paulo 

  • No dia 18 de junho, a fiscalização foi feita no Posto de Abastecimento Guarulhos Eirelli LTDA, na avenida Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, em Guarulhos. A bandeira do posto é branca. 

Os fiscais apontaram oito bombas irregulares. Segundo o Ipem, as bombas tinham “violação dos pontos de selagem nos painéis”. 

  • Já no dia 19 do mesmo mês, os fiscais foram até o posto DTC Centro Automotivo LTDA, na avenida Barão de Mauá, em Mauá, no ABC Paulista. Duas bombas foram fiscalizadas, mas não foi encontrado irregularidades. 
     
  • O terceiro posto fiscalizado foi o Rofec A.P LTDA, na avenida Roberto Gordon, nº 570, em Diadema. A bandeira do local é Ipiranga. Segundo o Ipen-SP, a bomba medidora sofreu alterações em suas características. A fiscalização foi realizada no dia 19 de junho. 
     
  • O quarto posto fiscalizado na Grande SP foi o Centro Automotivo Trevo Bonsucesso LTDA. O posto fica na avenida Paschoal Thomeu, nº 111, em Guarulhos. 

Das nove bombas fiscalizadas pela equipe do Ipem, duas foram aprovadas e sete reprovadas. A justificativa aponta “erro de medição superior ao erro máximo admitido pela legislação metrológica em vigor – 1.795 ml em prejuízo ao consumidor”. A fiscalização foi realizada no dia 24 de julho. 

Posto pode ser multado em até R$ 1,5 milhão

Durante as fiscalizações, se o posto for autuado, tem dez dias para apresentar defesa ao órgão. Segundo a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Continua depois da publicidade

Saiba como denunciar um posto de combustível 

Caso desconfie, o cliente pode fazer uma denúncia para a Ouvidoria do Ipem-SP, pelo telefone 0800 013 05 22. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. O contato também pode ser realizado pelo canal: [email protected].

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados