Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Ocorrido foi classificado como terrorismo islâmico pelo prefeito, pois o homem teria gritado "Allahu Akbar" (Deus é grande) durante abordagem policial
29/10/2020 às 12:54
Continua depois da publicidade
De acordo com a imprensa local, uma das vítimas foi decapitada e o suspeito está internado em estado grave | /Reprodução/TV globo
Na manhã desta quinta-feira (29), um ataque a faca deixou três mortos e diversos feridos na Basílica de Notre-Dame, em Nice, no sul da França. O suspeito foi baleado e preso, de acordo com o prefeito da cidade, Christian Estrosi.
Continua depois da publicidade
O ataque foi classificado como terrorismo islâmico pelo prefeito, pois o homem teria gritado “Allahu Akbar” (Deus é grande) durante abordagem policial. “É hora de a França se exonerar das leis da paz para erradicar definitivamente o islamo-fascismo de nosso território”, disse o prefeito.
De acordo com a imprensa local, uma das vítimas foi decapitada e o suspeito está internado em estado grave.
Depois do ataque, o nível de alerta de segurança foi elevado ao nível máximo pelo primeiro-ministro francês, Jean Castex. Ele disse que a resposta do governo será implacável e firme.
Foi aberta uma investigação sobre o incidente pela Procuradoria antiterrorismo. Além disso, o ministro do Interior francês Gérald Darmanin informou que terá uma reunião do gabinete de crise com a presença do presidente Emmanuel Macron.
Após o ocorrido, o presidente do Parlamento europeu, David Sassoli, informou estar "profundamente comovido" com o ataque em Nice e disse que "a dor é sentida por todos na Europa" e pediu unidade "contra a violência e quem incita e propaga o ódio".
Outro ataque
Horas depois do ataque a faca, a polícia francesa matou um homem que ameaçou pessoas com uma arma em Montfavet. De acordo com uma rádio local, o homem teria gritado “Allahu Akbar” antes de morrer.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade