A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Fim do wi-fi? Nova forma de se conectar a internet vem aí; entenda

Nova ferramenta está sendo desenvolvida e promete revolucionar a maneira de se conectar virtualmente

Monise Souza

20/09/2024 às 17:28

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram

| Reprodução/Freepik

A era do wi-fi pode estar chegando ao fim. A tecnologia de conexão à internet sem o uso de fios os cabos, parece já estar com os dias contados.

Continua depois da publicidade

Uma nova ferramenta está sendo desenvolvida, o li-fi, abreviação de “Light Fidelity”, já em fases avançadas, e promete revolucionar a maneira de se conectar virtualmente.

O li-fi é uma nova técnica de conexão que usa de luz visível para transmitir dados em vez das conhecidas ondas de rádio usadas pelo wi-fi. Isso significa uma conexão muito mais rápida e estável, que pode ser até 100x mais veloz do que o método usado hoje.

Internet por luz?

O novo li-fi usa luzes de LED ou infravermelho para enviar informações a uma velocidade que não pode ser captada pelos olhos humanos. O diferencial do li-fi está em não sofrer interferências que a conexão atual possui, impactando no acesso dos usuários.

Continua depois da publicidade

Contras da nova tecnologia

A nova tecnologia também enfrenta alguns obstáculos em seu mecanismo, como, por exemplo, o seu sinal (LED ou infravermelho) não conseguir ultrapassar paredes e sua luz precisar sempre estar visível para os dispositivos conectados.

Quando deve estar disponível?

Ainda não há uma data em que o lo-fi deve estar disponível, mas os indícios apontam que muito em breve. E, talvez, em um primeiro momento, ele e o Wi-Fi possam se complementar, cada um com suas limitações, até que o mais moderno consiga ser utilizado de forma independente.

O fim do wi-fi ainda não é uma realidade, mas a nova tecnologia tem o potencial de transformar a maneira como utilizamos a internet sem fio. 

Continua depois da publicidade

*Com informações da Iberdrola, Tecnoblog e IstoÉ

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados