Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Ubatuba liderou os registros de afogamento no domingo, com 14 casos e 25 pessoas salvas
Continua depois da publicidade
Morte foi registrada na praia da Enseada, no Guarujá | Divulgação/PMG
O balanço do fim de semana prolongado, realizado pelo Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), registrou ao menos 52 ocorrências de afogamento e uma morte no litoral de São Paulo.
No sábado (16/11), um cadeirante de 24 anos morreu. Identificado como Paulo Otávio Cordeiro dos Santos, ele teria passado mal e caído da cadeira de rodas com a barriga para baixo no espelho d'água, na praia da Enseada no Guarujá.
Segundo os bombeiros, apesar do local ser raso, ele aspirou certa quantidade de água. Após manobras de reanimação feitas por guarda-vidas e equipes de emergência, ele foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Santo Amaro, mas não resistiu.
A irmã da vítima informou à equipe que ele havia consumido bebida alcoólica durante a permanência na praia. Além disso, foram registradas 11 ocorrências de afogamento no Guarujá no domingo (17/11), com 22 pessoas salvas.
Já na Praia Grande, dois irmãos de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, desapareceram nas águas. Vinicius Rocha Brito, de 14 anos, e Fabrício Rocha Brito, de 19, estavam acompanhados do cunhado quando foram arrastados pela correnteza, conforme dados do GBMar.
Apesar das buscas intensas realizadas até o período da noite, não foram encontrados. As buscas foram reiniciadas nesta segunda-feira (18/11).
Em outras cidades do litoral norte, como Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela, as equipes atuaram em dezenas de ocorrências de afogamento. Ubatuba liderou os registros no domingo, com 14 casos e 25 pessoas salvas.
Entre sexta-feira (15) e domingo (17), o GBMar contabilizou ao menos:
As equipes fizeram mais de 36 mil ações de prevenção, ao alertar banhistas sobre os riscos de correntes e áreas perigosas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade