A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 21 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Fim de ano: já é hora de procurar por vagas temporárias

Segundo pesquisa, 2023 deve abrir o maior número de vagas desde 2014

Gladys Magalhães

03/11/2023 às 13:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Segundo a CNC, a faixa etária entre os 18 e 24 anos é a que mais procura por vagas temporárias e o comércio é o setor com mais vagas

Segundo a CNC, a faixa etária entre os 18 e 24 anos é a que mais procura por vagas temporárias e o comércio é o setor com mais vagas | Renato Stockler / Folhapress

A chegada do mês de novembro e a proximidade das festas de fim de ano deu o pontapé inicial para o período de vagas temporárias. Em outras palavras, o momento para buscar um emprego ainda em 2023 é agora!

Continua depois da publicidade

De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 2023 deve ter 262 mil vagas temporárias, um aumento de 8,14% em relação a 2022, sendo este o número mais alto registrado desde 2014, quando foram geradas 299,7 mil vagas.

No estado de São Paulo, estima-se a abertura de 81 mil vagas. Em todo o Brasil, o comércio deve ser o maior empregador, seguido pelo segmento de hospedagem e restaurantes, pelo setor de transportes e, por fim, atividades culturais.

Como conseguir uma vaga
Ainda segundo a pesquisa da CNC, os vendedores em lojas ou mercado devem ser os profissionais mais buscados. Auxiliar administrativo e manutenção de edifícios aparecem na sequência.

Continua depois da publicidade

Quem deseja conseguir uma dessas (ou outras) vagas, deve investir em cursos de aperfeiçoamento ou preparação, conforme explica o professor de Gestão de Pessoas Marcelo Treff, da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).

“Ainda dá tempo de buscar um curso de aperfeiçoamento ou preparação, pois é possível procurar alternativas on-line, tanto pagas, quanto gratuitas”, diz Marcelo.

O professor acrescenta ainda que para aumentar as chances de contratação é importante prestar atenção às competências e ter um olhar especial para o currículo.

Continua depois da publicidade

“Deve-se investir, sobretudo, no desenvolvimento de competências que aumentem o escopo de atuação. Além disso, é importante personalizar o currículo ao perfil desejado para a vaga e para a empresa pretendida, destacando conhecimentos, habilidades e comportamentos que, de alguma forma, estejam alinhados às exigências da vaga, evidenciando o objetivo”, comenta.

Prepare-se para a entrevista
A entrevista é outra etapa importante para quem busca por uma vaga temporária. Nesta fase, explica o especialista, é imprescindível “conquistar” o recrutador.

“É muito importante que o candidato destaque o seu interesse na vaga em questão. Outro ponto fundamental é a postura: manter a cabeça ereta, os olhos fixos no entrevistador, evitar gestuais exagerados e manter a escuta ativa”, ressalta o professor.

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com Marcelo, os comportamentos mais buscados pelos recrutadores nos candidatos que chegam à fase de entrevista são:

1. Autenticidade: tenha clareza de propósitos e valores, evite criar um personagem;
2. Autoconhecimento: tenha clareza dos próprios talentos e dificuldades;
3. Foco: tenha clareza dos seus objetivos pessoais e profissionais;
4. Capacidade de saber ouvir: deixe o entrevistador falar;
5. Discrição.

Em alguns casos, depois da triagem dos currículos e entrevista, muitos processos seletivos requerem que os candidatos realizem cases ou testes.

Continua depois da publicidade

“Para se dar bem nesta fase, é importante compreender os objetivos da atividade proposta, ter calma na resolução, tentando utilizar todo o tempo disponibilizado. O participante não deve ter vergonha de perguntar, se não entendeu direito a atividade proposta”, aconselha Marcelo.

Oportunidade para os jovens
Segundo a CNC, a faixa etária entre os 18 e 24 anos é a que mais procura por vagas temporárias. Para o professor Marcelo, tais vagas são mesmo uma boa oportunidade para quem está iniciando no mercado de trabalho.

“As vagas temporárias podem ser um bom início para quem não tem experiência, visto que muitas vagas, por serem temporárias, tem um conjunto de exigências menos sofisticado e, com isso, processos seletivos menos rigorosos”, diz.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, pessoas mais velhas, ou que estão há muito tempo desempregadas, podem encontrar dificuldades para conseguir um emprego sazonal. “Depende muito do contratante, porque, infelizmente, ainda existe preconceito com relação à idade. No entanto, houve aumento no número de iniciativas de inclusão de pessoas mais velhas. Soma-se a isso o fato de que algumas vagas demandam um certo grau de resiliência, muitas vezes, não encontrada nas novas gerações”, completa o professor.

De temporário para efetivo
Para muitos trabalhadores, o emprego temporário é apenas o primeiro passo para conquistar uma vaga efetiva. A CNC estima que 12% das vagas temporárias abertas agora podem se tornar efetivas no início de 2024.

“O controle da inflação levou a uma queda nas taxas de juros e, como resultado, os bens duráveis estão voltando a ser adquiridos. Com a inflação sob controle, existe a tendência de que o comércio e os serviços se organizem e se tornem mais otimistas a médio e longo prazos, o que levará à criação de mais empregos. Ou seja, essa taxa de efetivação está intrinsecamente ligada ao cenário econômico mais amplo, que inclui uma inflação baixa e uma tendência contínua de queda nas taxas de juros”, analisa o economista da CNC responsável pelo estudo, Fabio Bentes.

Continua depois da publicidade

Para quem deseja que o trabalho temporário se torne efetivo, o professor Marcelo dá os seguintes conselhos: “Em primeiro lugar, informe-se sobre essa possibilidade. Em caso positivo, demonstre prontidão, vontade de trabalhar, pontualidade e, sobretudo, franqueza nas relações para tentar conquistar a confiança do empregador.”

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados