A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 20 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Filme registra o amor dos flamenguenses pelo Flamengo

Jornalista dirige documentário sobre como o distrito cearense de Flamengo assistiu ao título do rubro-negro carioca na final da Libertadores de 2019

Bruno Hoffmann

18/05/2020 às 20:46  atualizado em 29/08/2021 às 20:21

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Cena do filme "Aqui é Flamengo", dirigido pelo jornalista Rafael Luis Azevedo

Cena do filme "Aqui é Flamengo", dirigido pelo jornalista Rafael Luis Azevedo | Divulgação

Pelo menos uma localidade do Brasil foi quase unânime em comemorar a vitória do Flamengo na Copa Libertadores da América de 2019: o distrito de Flamengo, na cidade de Saboeiro, sertão do Ceará. Por lá se estima que 90% da população é torcedora do clube carioca. E esse dia histórico na vila cearense em que quase todo mundo é rubro-negro virou filme. Estreou no fim de semana nos canais DAZN o curta-metragem “Aqui é Flamengo”, produzido pelo site Verminosos por Futebol, dirigido pelo jornalista Rafael Luis Azevedo e com coprodução da Sinfonia Filmes.

Continua depois da publicidade

O distrito de Flamengo foi fundado na década de 1930 e recebeu o nome, segundo os moradores mais antigos, pelo tom avermelhado de suas terras. Vivendo a 440 quilômetros de Fortaleza, os flamenguenses – o gentílico de quem nasce em Flamengo – não recebem o sinal televiso da capital do estado. As antenas parabólicas da localidade costumam passar o sinal do Sudeste. Desse jeito, quem gosta de futebol na região torce para os times do Rio de Janeiro e de São Paulo. E quase todos para o rubro-negro carioca.

“Moradores que entrevistei estimam que uns 90% dos 3.500 moradores são flamenguistas. Não é possível saber ao certo. Fato é que poucos torcedores de outros times encontrei por lá. Só dois corintianos e um palmeirense. No resto, só dá Flamengo”, diz o diretor do filme, em entrevista à Gazeta.

Continua depois da publicidade

O documentário de 28 minutos mostra a relação de amor que os flamenguenses têm pelo Flamengo, e acompanha a comoção popular com a vitória de virada do time sobre o River Plate na final da Libertadores. O triunfo sobre os argentinos garantiu o bicampeonato continental ao rubro-negro depois de 38 anos da conquista da primeira Libertadores.

"Aqui é Flamengo" entrou em cartaz no DAZN, serviço esportivo streaming, no último domingo (18).

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados