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Cotidiano
Pequenas e médias empresas precisam fidelizar seus clientes e manter uma base cada vez mais engajada
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O primeiro passo é entender para quem você vende e estudar o comportamento do seu público-alvo | Cytonn Photography / Unsplash
O crescimento e a evolução de uma empresa não dependem apenas da aquisição de novos clientes. Mais importante do que conquistá-los, é necessário fidelizá-los. Em um mercado cada vez mais competitivo, manter o consumidor satisfeito é fundamental para a estratégia de qualquer negócio, afinal, isso impactará diretamente nos resultados. Para ajudar pequenas e médias empresas que desejam fidelizar seus clientes e manter uma base cada vez mais engajada, a Scooto, central de atendimento que transforma o relacionamento entre pessoas e empresas, lista 5 dicas.
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"Leia esta matéria também no Diário do Litoral".
ESCUTA.
O primeiro passo é entender para quem você vende e estudar o comportamento do seu público-alvo. Para isso, é essencial realizar pesquisas, testes e, principalmente, conversas com o consumidor final. Além disso, a equipe de atendimento precisa ser proativa e já antecipar o que pode se tornar uma dificuldade para o cliente, preparando soluções rápidas e acessíveis.
COMUNICAÇÃO.
Uma das reclamações mais comuns no mercado é o obstáculo enfrentado para falar com determinada empresa ou marca, seja por conta da demora no atendimento, da falta de personalização ou de respostas automáticas. Para resolver essa questão, é importante que o cliente encontre facilmente uma maneira de se comunicar com a equipe, seja por telefone, e-mail ou chat, por exemplo. Além disso, formar um time com boas habilidades pessoais, com capacidade para resolução de conflitos, é essencial para não causar constrangimentos ao consumidor e, consequentemente, a perda desses clientes.
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EXPECTATIVAS.
A empresa não deve esperar o consumidor dizer o que fazer para encantá-lo e fidelizá-lo, por isso, antecipe-se e supere as expectativas. É essencial ter um time preparado, envolvido e atualizado com as tendências do mercado. Clientes satisfeitos compram mais e indicam a sua empresa para outros potenciais clientes.
TRANSPARÊNCIA.
Errar é humano, mas é importante que a empresa saiba como admitir isso para os clientes quando acontecer. Obviamente, em todo negócio, há dias em que algumas coisas não saem como o planejado. Neste momento, é essencial mostrar o nível de maturidade e, em vez de negar a existência do problema, ou fingir que não pode fazer nada a respeito, admitir o que está acontecendo e, ao mesmo tempo, apresentar soluções.
FEEDBACKS.
Não há dúvidas do quão importante é entender como as pessoas se sentem em relação aos produtos e serviços de determinada empresa. Por isso, oferecer pesquisas de satisfação e oportunidades de ouvir feedbacks de clientes é uma ótima maneira de evitar futuros problemas e garantir a retenção dos mesmos. Além disso, ao oferecer esse espaço, a empresa passa a mensagem de que se importa, fazendo com que o consumidor se sinta valorizado.
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