Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Falta de energia elétrica já perdura em algumas regiões por mais de 24 horas | Tomaz Silva/Agência Brasil
Após o temporal que atingiu a capital paulista na última sexta-feira (11), a Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) anunciou, neste sábado (12), que irá processar a Enel.
Continua depois da publicidade
A concessionária é acusada de responsabilidade pelos danos causados ao setor de bares e restaurantes devido ao apagão que afetou mais de 2,1 milhões de paulistanos.
A falta de energia elétrica já perdura em algumas regiões por mais de 24 horas, e, neste sábado, a distribuidora conseguiu restabelecer o serviço apenas em meio milhão de endereços.
“É um prejuízo terrível. Segundo consta na imprensa, a Enel não tem prazo certo para restabelecer a distribuição. E quem é que paga o prejuízo dos nossos associados?”, questionou Edson Pinto, diretor-executivo da Fhoresp.
Continua depois da publicidade
A entidade, que representa 24 sindicatos patronais e mais de 502 mil estabelecimentos, destaca que cerca de 50% dos negócios afetados estão localizados na região atingida pela interrupção de energia.
A gravidade da situação é acentuada pelo fato de que, em novembro do ano passado, um blecaute semelhante resultou em perdas de R$ 500 milhões para o setor, de acordo com a Fhoresp.
“Os empresários ficam de mãos atadas. Eles não têm como armazenar alimentos perecíveis; dispensam os funcionários, muitos dos quais dependem do pagamento diário, fecham as portas, e amargam dias no vermelho. Um dia a menos no faturamento faz uma diferença enorme no fim do mês”, afirmou César Ferreira, diretor do Segmento de Bares e Casas Noturnas da Fhoresp.
Continua depois da publicidade
Com a ação judicial, a Fhoresp busca não apenas compensação pelos danos, mas também garantir que a concessionária tome medidas efetivas para evitar novos apagões que possam afetar o funcionamento de estabelecimentos e a qualidade de vida da população.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade