Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Realizada em terras parnaibanas há mais de um século, ininterruptamente, a comemoração em homenagem à Abolição da Escravatura no Brasil é considerada uma das mais antigas do País
Continua depois da publicidade
A 137ª Festa do Cururuquara de Santana de Parnaíba, programada para ser realizada neste sábado (18), contará com a participação de importantes comunidades do Samba de Bumbo | Divulgação
A 137ª Festa do Cururuquara de Santana de Parnaíba, programada para ser realizada neste sábado (18), contará com a participação de importantes comunidades do Samba de Bumbo das cidades de Vinhedo, Campinas e Mauá.
Continua depois da publicidade
Siga a Gazeta nas redes sociais e mantenha-se bem informado!
Realizada em terras parnaibanas há mais de um século, ininterruptamente, a comemoração em homenagem à Abolição da Escravatura no Brasil é considerada uma das mais antigas do País.
Para manter a tradição, os descendentes de famílias da época da escravidão, alguns com moradia no próprio bairro situado a poucos quilômetros da Rodovia Castelo Branco, se reúnem para um momento único, que envolve oração, homenagem e renovação. A programação especial pode ser acessada no fim desta reportagem.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias
Iniciada no dia 13 de maio de 1888, quando os escravizados de Nhô Bueno foram até a Capela de São Benedito para uma ação de agradecimento pela conquista da liberdade, a Festa ocorre no mesmo local, ano após ano. Os batuques do samba de bumbo só não movimentaram as ruas do bairro nos anos de 2020 e 2021, período em que, devido à pandemia ocasionada pelo vírus da covid-19, o evento foi realizado em formato virtual.
Para a edição de 2024, a celebração, que carrega em si ritos de origem das tradições africanas, sincretizadas no cristianismo brasileiro, terá oração, procissão, missa, e apresentações de alguns dos grupos de samba de bumbo mais tradicionais do estado de São Paulo. São eles: Treze de Maio (Santana de Parnaíba), Samba de Roda da Dona Aurora (Vinhedo), Samba Nestão Estevam (Campinas) e Samba Lenço (Mauá).
Continua depois da publicidade
A Festa do Cururuquara é realizada no Largo das Palmeiras, onde os escravizados plantaram quatro palmeiras no dia 13 de maio de 1888 (sendo que duas permanecem no local até hoje). O acesso ao bairro é pelo KM 40,5 da Rodovia Castelo Branco, sentido capital, após o Castelinho da Pamonha e próximo à passarela de pedestres.
A história do Cururuquara, palavra de origem indígena que significa “buraco do sapo”, está intimamente ligada à história dos negros em Santana de Parnaíba. As informações sobre o bairro, localizado na região oeste do município, a aproximadamente 15 quilômetros do centro da cidade, já aparecem nas estatísticas demográficas, nos registros de terras e nos inventários e testamentos do século XIX.
Com aproximadamente 2 mil habitantes, o bairro, que resguarda aspectos importantes da cultura afro-brasileira, com a Festa do Cururuquara, o Samba de Bumbo e a devoção a São Benedito, é atualmente formado, principalmente, por condomínios residenciais e casas de veraneio, que dividem o espaço com habitações populares.
Continua depois da publicidade
A programação de shows foi divulgada pela Prefeitura de Santana do Parnaíba.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade