A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 02 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Festa de Iemanjá atrai milhares de pessoas em praia do litoral de SP

Evento contou com a participação 13 ilês da cidade, que representaram a diversidade das matrizes africanas no Guarujá

03/02/2023 às 18:45  atualizado em 03/02/2023 às 18:47

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Evento contou também com apresentações de dois grupos de capoeira: Grupo Senzala e o Grupo Parakundê

Evento contou também com apresentações de dois grupos de capoeira: Grupo Senzala e o Grupo Parakundê | Diversidade

A 17ª edição da tradicional Festa de Iemanjá reuniu milhares de pessoas na Praia da Enseada, em Guarujá, na noite de quinta-feira (2). O evento da Prefeitura de Guarujá foi organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e contou com a participação de 13 ilês da Cidade, além de apresentações de dois grupos de capoeira: Grupo Senzala e o Grupo Parakundê.  

Continua depois da publicidade

A procissão partiu da frente do Teatro Municipal Procópio Ferreira e seguiu até a Praia da Enseada, na altura da Praça Horácio Lafer, com homenagens, toque nas tendas e entrega de oferendas a Rainha do Mar. Os 13 ilês da Cidade foram instalados em tendas na praia, que representaram a diversidade das matrizes africanas do Município.  

Para a yalorixá da Associação Ilê Asé Alaketú Abèbé Odô, Mãe Danda, o evento é um marco na Cidade, que além de promover cultura atrai os turistas e favorece o comércio local "só tenho a agradecer a Prefeitura por todo o apoio que foi dado para que o evento se concretizasse", afirma.  

O secretário municipal de Cultura, Renato Pietropaolo comenta que foi uma festa regada de fé e tolerância, "Essa foi, sem dúvidas, uma das comemorações mais lindas que já presenciamos, com milhares de pessoas reunidas pela fé", afirma.    

Continua depois da publicidade

Dia da Cultura Afro-Religiosa 
 
No dia 28 de janeiro, a Prefeitura de Guarujá celebrou o Dia da Cultura Afro-Religiosa, em preparação ao Dia de Iemanjá. O evento foi realizado na Praça das Bandeiras, na Praia de Pitangueiras, e reuniu cerca de 500 pessoas. No local, teve tendas com comidas típicas, artesanatos, patuás e demais produtos religiosos. 

Além disso, as apresentações musicais das cantoras Ana Black e Simone Ancelmo, entretiveram o público com muito samba tradicional, relembrando sucessos de Clara Nunes, Martinho da Vila, Cartola, entre outros grandes nomes da música brasileira.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados