Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
FHC declara apoio a Lula no segundo turno em publicação no Twitter | Reprodução/Redes sociais
O ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, anunciou nesta quarta-feira (5) por meio de uma rede social, o voto em Lula (PT) no segundo turno da disputa ao Planalto.
Continua depois da publicidade
"Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva", publicou FHC no Twitter.
Até então, FHC fazia mistério sobre a oficialização de seu apoio nas eleições deste ano. Na terça-feira (4), o PSDB —partido de FHC—autorizou diretórios estaduais para apoiar Lula ou Bolsonaro (PL).
A liberação levou o ex-presidente a orientar que eleitores escolhessem o candidato que tivesse compromisso com o fortalecimento das instituições democráticas, a ciência e a preservação do meio ambiente.
Continua depois da publicidade
Saídas no PSDB
Após o atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB) declarar apoio a Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno do pleito corrente, o Executivo estadual anunciou na manhã desta quarta (5) algumas saídas de membros da legenda. Entre os desligamentos, está o de Rodrigo Maia que, segundo informações do portal "g1", decidiu se desligar da sigla mediante a decisão de Garcia.
Confira a nota do Governo de SP sobre as substituições:
Continua depois da publicidade
"- Tarcila Reis Jordão será a nova secretária de Projetos e Ações Estratégicas. Ela é doutora em Direito Público pela Sciences Po Paris, mestre em Direito Público pela Universidade Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) e mestre em Política Comparada pela London School of Economics and Political Sciences (LSE). Tarcila atuou como diretora da Unidade de Parcerias com a Iniciativa Privada da Casa Civil da Prefeitura de Salvador, consultora do International Finance Corporation (Grupo Banco Mundial), pesquisadora visitante no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e subsecretária de Ações Estratégicas do Governo de São Paulo.
- Célia Leão será a nova secretária de Desenvolvimento Social. Formada em direito pela PUC Campinas, ela foi vereadora e deputada estadual por sete mandatos na Assembleia Legislativa de São Paulo. Célia também já foi corregedora da Assembleia Legislativa de São Paulo e membro das Comissões de Assuntos Desportivos, de Ciência e Tecnologia, de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle.
- Bruno Caetano será o novo secretário de Desenvolvimento Econômico. Ele é advogado, sociólogo e mestre em Ciência Política pela USP. Atuou como assessor especial do prefeito de São Paulo e como subsecretário de Gestão Estratégica da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo. Ele também foi secretário de Comunicação do Governo de São Paulo, diretor superintendente do Sebrae-SP, deputado estadual, secretário municipal da Educação e diretor executivo da Fundação Seade.
Continua depois da publicidade
- O governador Rodrigo Garcia agradece às economistas Zeina Latif e Laura Muller Machado e ao ex-deputado federal Rodrigo Maia pelos serviços prestados ao povo de São Paulo.
- Por fim, Rodrigo Garcia destaca ainda que a premissa de sua administração é garantir que o interesse público esteja acima de qualquer corrente político/partidária. Portanto, o interesse dos paulistas não pode ser refém de qualquer tipo de proselitismo político."
Lula e FHC foram adversários nas eleições de 1994 e 1998, ambas vencidas pelo tucano.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade