Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Essa coincidência de datas é extremamente incomum e só voltará a acontecer em 2087 | Unsplash
Em 2025, os brasileiros aproveitaram um feriadão raro: a combinação da Sexta-feira Santa (18/4), Domingo de Páscoa (20/4) e Tiradentes (21/4) que proporcionou quatro dias seguidos de descanso.
Continua depois da publicidade
Essa coincidência de datas é extremamente incomum e só voltará a ocorrer daqui a 62 anos, ou seja, em 2087. As informações são de acordo com os cálculos de calendários litúrgicos e cívicos.
A combinação dessas datas torna o feriado prolongado deste ano em um verdadeiro presente para quem pode viajar ou descansar.
A razão para que isso só ocorra em muitos anos está no chamado Cálculo Eclesiástico, um sistema matemático definido no Concílio de Niceia, em 325 d.C.
Continua depois da publicidade
Esse sistema estabelece que a Páscoa deve ser celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio de outono no hemisfério sul (ou primavera, no norte). Isso significa que a Páscoa pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.
A data da Páscoa também determina outros eventos do calendário, como o Carnaval, que acontece 47 dias antes e o Corpus Christi, 60 dias depois.
Assim, esses feriados também se deslocam a cada ano dentro de faixas específicas. O Carnaval pode cair entre 4 de fevereiro e 9 de março, enquanto Corpus Christi pode ocorrer entre 21 de maio e 24 de junho.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade